Dicas de Livros | Blog A Taba
No cangote do Saci

No cangote do Saci

No cangote do Saci – Lendas do Brasil é uma imersão poética na cultura popular. Além dos 10 personagens apresentados, o projeto gráfico permite criar novos seres!


Com um projeto gráfico diferenciado e arrojado, No cangote do Saci – Lendas do Brasil permite experiências diversificadas de leitura. Para começar, um divertido jogo de recortes, tanto das ilustrações como das palavras, para o leitor conhecer os principais personagens das lendas brasileiras e ainda brincar com as diferentes combinações possíveis. 

Na segunda parte da obra, encontramos a descrição dos seres do nosso folclore, alguns deles pouco conhecidos como o Capelobo e o Pássaro de Fogo. E, para completar, um poema que aborda a história dos dez personagens da obra em uma outra linguagem, mais poética e cativante. 

Com uma composição de versos e estrofes diversas, o leitor pode se encantar tanto pelos feitos destes personagens incríveis, como pela forma como eles são apresentados.

Quem são os autores de No Cangote do Saci?

Maria Amelia Dalvi

Maria Amélia Dalvi se formou como professora e atualmente exerce essa função na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É estudiosa e pesquisadora na área da leitura literária na escola e se dedicou também a produzir livros literários para o público infantil. 

daniel kondo

Daniel Kondo é um ilustrador renomado que conta com uma carreira sólida em nosso país e no exterior, criando ilustrações em parceria com outros escritores, mas também se aventurando em suas próprias publicações. Já recebeu vários prêmios e também tem se dedicado a pensar não só na criação de imagens, como no projeto gráfico da obra –  assim como fez com o livro que você tem agora em mãos.

Porque escolhemos o livro No Cangote do Saci para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

No cangote do Saci – Lendas do Brasil oferece uma imersão em nossa cultura popular de uma maneira poética, seja pelos poemas apresentando dez personagens do folclore, seja pela possibilidade de criação de novos seres com os recortes do livro. Um projeto gráfico assim pressupõe um leitor ativo, inteligente que pode interagir com a obra, apreciando-a, ao mesmo tempo que permite se colocar no papel de autor para criar novos enredos. 

Um convite para descobrir alguns seres pouco conhecidos e também usufruir de uma estética singular. As cores vibrantes, a capa e as guardas que se abrem, a encadernação em espiral, tudo é convite para uma apreciação e exploração da obra. Vamos começar?