Terceiro sinal! Todos a postos em seus lugares porque o espetáculo já vai começar! Opa, na verdade, espetáculoS! “Vamos ao Teatro!”, do escritor italiano Gianni Rodari, nos convida a ir ao teatro desde o princípio de uma peça, quando os atores recebem o texto e iniciam os ensaios. E que artistas fundamentais são os atores! Imagine só: ler uma frase e saber direitinho como dizê-la com gestos e palavras para nos emocionar, divertir, amedrontar. Neste livro você lerá três peças: duas adaptações (“A roupa nova do imperador” e “A falsa adormecida no bosque”) e a inédita “A sociedade da coruja”. Ao longo de todas elas, você irá experimentar o maravilhamento que é ir ao teatro – mesmo através das páginas de um livro – aguçar sua percepção estética e, é claro, estimular a imaginação.
Quem são os autores de “Vamos ao teatro?”
Nascido em 1920, Gianni Rodari foi um dos grandes nomes da literatura infantil na Itália. Sempre dedicado aos estudos, desde muito cedo já trabalhava como jornalista e foi assim que publicou seus primeiros textos voltados para o público infantil, público ao qual se dedicou por trinta anos de sua vida. Vencedor do Hans Christian Andersen em 1970, seus livros foram traduzidos em mais de 30 países. Morreu aos 59 anos, vítima de problemas cardíacos.
Também italiana, Giulia Orecchia é desenhista, designer, arte terapeuta e professora. Ela trabalha como ilustradora desde 1980, principalmente de livros infantis, e ministra cursos e oficinas no seu próprio laboratório, o exColorificio, em Milão, cidade onde vive.
Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
O texto teatral nos oferece um universo de possibilidades, uma mais divertida que a outra! Transformar o texto escrito em comunicação oral não é tarefa fácil: entram em cena uma série de habilidades leitoras fundamentais para que o texto seja devidamente transmitido, como expressão e volume. Experimentar a leitura em voz alta, teatral, é uma forma lúdica de refletir sobre a linguagem e seus usos, sobre comunicação oral e sobre como as sensações e sentimentos influenciam na forma como as frases podem ser ditas.