Dicas de Livros | Blog A Taba
7 dicas para aproveitar os momentos de leitura com as crianças

7 dicas para aproveitar os momentos de leitura com as crianças

Pensando em ajudar a manter o prazer da descoberta e o interesse pela leitura, a equipe da Taba listou algumas dicas para que nossos assinantes possam aproveitar ao máximo o kit do Clube de Leitores A Taba.


Confira as dicas da nossa equipe para aproveitar ao máximo o kit do Clube de Leitores A Taba

Todos os meses, os assinantes do Clube de Leitores A Taba recebem em sua casa um kit especialmente preparado pela nossa equipe para oferecer as melhores experiências de leitura em família.

Passada a sensação de novidade provocada pelos primeiros livros, é comum que as crianças se acostumem à chegada do kit, incorporando a leitura das novas obras à rotina da casa.
Para ajudar a manter o prazer da descoberta e o interesse pela leitura, a equipe da Taba listou algumas dicas para que nossos assinantes possam aproveitar ao máximo o kit do Clube de Leitores A Taba. Confira:
1) Crie um ritual para esse momento. Reserve um tempo para a abertura do pacote. Dê preferência a um horário em que você possa estar presente, participando da descoberta do livro do mês junto com suas crianças.

2) Desperte o interesse dos pequenos incentivando-os a tentar descobrir o tema do livro antes de conhecê-lo. Use pistas como o formato do pacote, espessura e peso para brincar com a imaginação. Assim um livro pequeno poderia ser sobre uma formiga ou pulga e, um pacote muito grande poderia guardar um livro sobre um gigante ou um elefante, por exemplo.

3) Leia uma, duas, muitas vezes! Lembre-se: um bom livro nunca se esgota em uma única leitura. Por isso, mesmo que em um primeiro momento vocês não se apaixonarem por aquela obra, dêem a ela uma segunda chance. Nem sempre os grande amores se revelam à primeira vista…

4) Use o Mapa de Exploração em seu favor. Leiam-no antes ou depois do livro, verificando se conseguiram perceber os aspectos apontados pela equipe de curadoria da Taba. Muitas vezes, a obra esconde segredos que só são revelados aos leitores dispostos a desbravar cada sessão do Mapa! Será que você é um deles?

5) Crie associações com outros livros que já fazem parte da biblioteca dos pequenos. Vocês podem tentar lembrar-se de títulos que tenham o mesmo tema, o mesmo autor ou que sejam semelhantes em relação ao formato e à técnica de ilustração utilizada, por exemplo.

6) Preencha o passaporte* com suas impressões sobre o livro. Aproveite cada uma das propostas pensadas pela Taba para dar asas à sua imaginação. Além de responder às perguntas de cada mês, que tal inovar ilustrando-o com técnicas semelhantes àquelas utilizadas nos livros?

7)  Convide outros leitores para compartilhar suas leituras. Alguns assinantes da Taba montam Clubes de Leitura em seu condomínio, outros trocam os livros com parentes e amigos da escola. Há aqueles, ainda, que entram no site da Taba para conversar com assinantes de outras regiões. Vale tudo na hora de procurar alguém para conversar sobre o título lido.
A Taba acredita que a leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada.

Gostou das nossas dicas?
E você? Conte para a gente como são as experiências de leitura em sua casa!
Ainda não assina A Taba? Conheça nosso Clube e seja parte desta aldeia!
Boas leituras e boa diversão!

* A partir de outubro de 2022, o Passaporte do Leitor foi substituído pelo Caderno de Leituras.