Dicas de Livros | Blog A Taba

Em outubro nossos assinantes receberão um presente muito especial: o Caderno de Leituras, que faz parte da nova experiência do Clube de Leitores A Taba.

Além dos livros cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de curadoria e do mapa de exploração, para ampliar e apoiar a leitura, os assinantes poderão fazer o registro das suas experiências e memórias no caderno de leituras, que tem ilustrações exclusivas da mineira Anna Cunha. Completa a experiência a participação nas rodas de leitura e conversa, encontros que só A Taba realiza conduzidos por profissionais de todo o Brasil!

caderno de leituras

Conversamos com a nossa idealizadora e fundadora, Denise Guilherme, para contar mais sobre esta novidade. Confira!

O que mudou na experiência de leitura do kit do Clube de Leitores A Taba?

Denise: Quando o clube surgiu, há 9 anos, idealizamos a experiência da leitura como uma viagem, na qual as crianças e suas famílias passariam por várias leituras juntos, registrando-as em seu Passaporte de Leitura. Com isso, queríamos criar um registro desse encontro entre os leitores para que pudessem guardar suas memórias de leitura.
Muita gente colecionou esses passaportes durante seu tempo na A Taba, como uma recordação dos livros que conheceu e das impressões causadas por cada um deles. A ideia da figurinha da capa do livro foi apreciada por muitos leitores. Mas, também trouxe alguns desafios, já que por serem muito pequenas, constantemente se perdiam no momento da abertura do pacote. Depois de tanto tempo com a mesma experiência, sentimos que estava na hora de mudar, mas sem abrir mão da ideia do registro da experiência de leitura, foi daí que surgiu a ideia do Caderno de Leituras.
caderno de leituras

De onde veio a inspiração da equipe de curadoria da A Taba para criar o caderno de leituras?

Denise: A gente queria criar algo diferente. Pensando na experiência dos leitores no contato com os livros, mas sem abrir mão da ideia do registro. Achamos fundamental o exercício da escrita. Também queríamos um material que pudesse acompanhar o leitor por um tempo, trazendo diferentes propostas lúdicas a partir da leitura dos livros, com quem ele pudesse criar uma relação afetiva. Neste sentido,  as ilustrações criadas por Anna Cunha foram fundamentais. As aquarelas trouxeram esse clima carinhoso que queremos estabelecer entre a experiência de leitura e do contato com outro. Foi daí que surgiu a ideia do caderno.

Como os conteúdos do caderno de leituras podem contribuir para a experiência de leitura em família?

Denise: O Caderno acrescenta um caráter lúdico à experiência da leitura em família, apresentando diferentes propostas de atividades que podem ser realizadas entre adultos e crianças, mostrando que os livros são espelhos e janelas. Espelhos porque nos permitem olhar para nós mesmos. E janela porque nos abrem para o mundo. Sendo assim, o Caderno possibilita que as crianças possam registrar a sua relação com os livros, mas também a forma como eles ampliam a sua visão da experiência humana.

Venha fazer parte do melhor clube de livros infantis do Brasil!