Dicas de Livros | Blog A Taba
Livros de autoria feminina e indígena

Livros de autoria feminina e indígena

Quais são as vozes que estamos ouvindo? Nesta seleção de livros de autoria feminina e indígena temos a singularidade de múltiplas vozes!


Porque uma seleção de livros de autorias feminina e indígena?

Ao selecionar livros de autoria feminina e indígena, estamos trazendo a singularidade do olhar se reflete na criação dos artistas. O tempo em que vivem, o lugar, os costumes, as alegrias e tristezas, os acontecimentos que marcam suas histórias de vida. Tudo isso pode transparecer em suas obras, sejam livros, filmes, músicas.

Por muito tempo, as produções artísticas ficavam a cargo de um grupo de pessoas, em sua maioria compostas por homens brancos da alta sociedade. Como diz a autora e pesquisadora Susana Ventura, a borracha do tempo apagou mais e melhor as produções femininas. Ampliando o olhar, não apenas as mulheres, mas também outros grupos de pessoas sofreram — e ainda sofrem — apagamentos, como os autores indígenas.

Esse apagamento se reflete nas narrativas a que tivemos e temos acesso. Quais são as vozes que estamos ouvindo? Elas nos oferecem múltiplas representações do mundo?

É sempre tempo de ampliar as vozes e os olhares que nos alimentam para que, além da apreciação, possamos “calçar os sapatos” dos outros, que vivem em mundos que não são necessariamente os nossos. Conhecer múltiplas vozes, traços e narrativas nos coloca em movimento e em contato com o outro, o novo, o diferente. Para as crianças, que estão criando seu repertório de mundo, isso é uma experiência riquíssima, que pode acontecer no sofá da sala ou na cama, antes de dormir!

Conheça os livros que os assinantes do Clube de Leitores A Taba receberão em Julho na seleção com livros de autoria feminina e indígena.

Bebês

Iniciantes

Autônomo

Sobe livros de autoria feminina e indígena
O livro escrito por Kibo livros de autoria feminina e indígena
Segredo livros de autoria feminina e indígena

Experiente

Jovem I

Jovem II

Tomoromu livros de autoria feminina e indígena
lótus na campina
longe de casa

Para ampliar o olhar sobre os livros indígenas, você pode consultar esse post aqui:

Lendas indígenas