Dicas de Livros | Blog A Taba
Sobe

Sobe

“Sobe” convida a entrar no mundo das cores, das formas e das palavras. Conheça este livro enviado aos bebês ao Clube de Leitores A Taba.


“Onde cabe um, cabem dois” é um ditado popular quase sempre verdadeiro. Mas e três? E quatro? Aí a coisa complica, não é? “Sobe” é um livro que brinca com esta possibilidade, provando que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, lição que o generoso Fugazim rapidamente aprende com seu orgulhoso cavalo. Este belo conto contemporâneo dá continuidade à tradição das histórias repetitivas e acumulativas que tanto encantam bebês e crianças ao encadear ações e personagens, o que facilita a compreensão e garante ludicidade à obra.


“Sobe” ainda brinca com o tempo, fazendo com que Fugazim saia a cavalo de seu castelo e termine a história dentro de um ônibus, mostrando que onde cabe um pode não caber dois mas, onde cabem muitos, a vida se torna um grande encontro!

Quem é Nuppita Pittman, a autora de Sobe?

nupitta - Sobe

Designer e ilustradora, Nuppita Pittman é adepta do “menos é mais”. Apaixonada por livros, papeis, desenhos e bichos, sua arte minimalista busca a essência das coisas brincando com formas geométricas, cores e espaços vazios. Vencedora de prêmios como o Serpa Awards (Portugal) e o Grand Prize Ilustrofest (Sérvia), a artista espanhola entende o livro como objeto para ser apreciado pelo tato, pela visão e pela
escuta. Não por acaso, colabora com a Planeta Tangerina, consagrada editora portuguesa especializada em literatura infantil. Seu site pessoal é uma obra de arte em si e vale a visita.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

“Sobe” convida os bebês a entrar no mundo das cores, das formas e das palavras aos pouquinhos, que encantam exatamente por sua concretude e repetição, dando ao livro continuidade e fluidez. O ritmo de leitura acompanha a parte gráfica pela simplicidade e repetição, o que faz de “Sobe” uma leitura agradável e divertida que estimula a imaginação pelos espaços vazios que deixa no ar: de onde vêm os personagens que Fugazim encontra? Para onde vão? Essas são algumas das perguntas que Nuppita Pittman, generosamente, deixa que seus leitores respondam.