Dicas de Livros | Blog A Taba
8 autoras brasileiras que toda mulher precisa conhecer

8 autoras brasileiras que toda mulher precisa conhecer

Escritoras, pintoras, jornalistas. Artistas que deixaram marcas na história da literatura e nos alimentam com obras delicadas, emocionantes, divertidas e premiadas.
Em homenagem ao dia das mulheres, A Taba apresenta 8 autoras brasileiras que todo leitor precisa conhecer.
Descubra nossa seleção livros infantis e juvenis dessas talentosas mulheres, visitando nossa livraria


Pintoras, jornalistas, autoras brasileiras. Artistas que deixaram marcas na história da literatura e nos alimentam com obras delicadas, emocionantes, divertidas e premiadas.
Em homenagem ao dia das mulheres, A Taba apresenta 8 autoras brasileiras que todo leitor precisa conhecer.

Ana Maria Machado

Com mais de 40 anos de carreira, a escritora carioca Ana Maria Machado tem mais de 100 livros publicados. Suas obras foram traduzidas para vinte idiomas e vencedoras dos mais diversos prêmios de literatura.
Começou a escrever histórias infantis a convite da revisa Recreio e se consagrou no gênero. Também é pintora e membro da Academia Brasileira de Letras, da qual já foi presidente.

Angela Lago 

Escritora e ilustradora mineira, Angela Lago tem a maior parte de suas obras dedicadas às crianças. Recebeu muitos prêmios, tanto por seus textos quanto pelas ilustrações – inclusive, alguns de seus livros são narrados apenas com imagens.

Cecília Meireles

Considerada uma das mais importantes poetisas de língua portuguesa, a carioca Cecília Meireles publicou seu primeiro livro aos dezoito anos. Teve grande importância como jornalista na área de educação e fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil, em 1934.

Clarice Lispector 

Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector naturalizou-se brasileira e dizia-se pernambucana. Tornou-se uma das escritoras brasileiras mais importantes de seu século, misturando temas psicológicos ao cotidiano, tanto em romances como nas crônicas publicadas em jornais e revistas.

Lygia Bojunga

A gaúcha Lygia Bojunga conquistou o público desde seu primeiro livro, “Os colegas”, lançado em 1972. Vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen, mais importante premiação da literatura infantil, narra histórias em tom de conversas e abre espaço para resolução de conflitos usando a imaginação e sensibilidade tipicamente infantil.

Lygia Fagundes Telles 

Paulista criada em diversas cidades do interior, Lygia Fagundes Telles cresceu ouvindo histórias de terror de personagens folclóricos. Aos oito anos de idade, já escrevia contos e os apresentava em reuniões familiares. O pai pagou pela publicação de seu primeiro livro, porém não demorou para que a escritora fosse reconhecida no Brasil e internacionalmente.

Marina Colasanti 

Formada em Artes Plásticas, a ítalo-brasileira Marina Colasanti começou a escrever diários quando tinha 9 anos e diz que se sente bem com palavras escritas porque nasceu leitora e escrever se tornou sua profissão e seu prazer. Tem mais de 30 livros publicados, tendo recebido prêmios por muitos deles.

Zélia Gattai 

Apesar de nascida em São Paulo, a escritora Zélia Gattai recebeu o título de Cidadã da Cidade de Salvador. Foi militante do movimento político-operário anarquista e tinha 63 anos quando escreveu seu primeiro “Anarquistas, graças a Deus”, que prenunciou seu sucesso como escritora.

Sabemos que toda lista implica em restrições. Ainda mais quando se trata de um país, como o Brasil, que possui tantas escritoras incríveis. Nós focamos aqui em autoras que escrevem livros para a infância, mas queremos ouvir suas contribuições!
Convidamos nossos leitores para que completem nossa seleção com outras autoras, compartilhando indicações de suas obras favoritas.
Entrem e fiquem à vontade! A Taba é de todos.
Veja outras listas de autoras incríveis:

8 personagens femininas marcantes criadas por 8 autoras incríveis

8 jovens autoras de livros infantis que você precisa conhecer