Listas

Dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira

19 de novembro de 2014 por Denise Guilherme

Uma das qualidades da boa literatura é a sua capacidade de nos fazer entrar em contato com diferentes culturas a partir das suas histórias, conhecendo alguns elementos que compõem a identidade de um povo. Além de nos aproximar de hábitos, valores e costumes, alguns livros nos permitem adentrar o diverso, o estranho, aquilo que não compreendemos e que precisamos acessar, se quisermos ampliar o nosso olhar e vermos o mundo como um espaço de liberdade e convivência entre os diferentes.

Esse é o mote dessa seleção organizada pela nossa equipe. Nela, escolhemos obras especiais: coletâneas de narrativas provenientes da tradição oral de diferentes povos africanos, biografias de importantes líderes e pequenos contos que abordam a questão da identidade da criança afro-brasileira de maneira sensível e inteligente.

Eles estão à venda na Amazon. Para conhecer mais sobre cada um deles, basta apenas clicar sobre o link ao lado ou sobre cada uma das capas.

Se deseja conhecer melhor os títulos indicados, clique nas imagens abaixo para ler as resenhas que preparamos para cada um deles.

Boa leitura!

 

Pequenos contos negros Principes do destino A jornada do pequeno senhor tartaruga A semente que veio da Africa As aventuras de Torty As trancas de Bintou Bichos da Africa Chuva de Manga Escola de chuva Gosto de Africa Historias Africanas Historias da Preta Historias de Ananse Ifa o adivinho Kaxinjengele e o poder: uma fábula angolana Mandela: o africano de todas as cores Menina bonita do laço de fita Meus contos africanos o baú das histórias O menino marrom O mundo no black power de Tayó Obax Omo Oba historias de princesas Os sete novelos

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

12 comentários

Babz Gimenez Parísios

16 de agosto de 2017

Carolina Silveira - olha o que publicaram hoje

responder

Polyanna Marquês

17 de novembro de 2017

Alessandra Sousa pra te auxiliar nos seus projetos no CEU

responder

Alessandra Sousa

17 de novembro de 2017

Vem Poly...

responder

Rafaella Nascimento

17 de novembro de 2017

Maíra Oliveira, já na minha lista dos desejos!

responder

Juliana Daher

17 de novembro de 2017

Que lista Mara, Denise Guilherme!❤

responder

Gabriela Souza Ferreira

17 de novembro de 2017

Flavia Pinto

responder

Juliana Trucollo

17 de novembro de 2017

Luana Magalhaes

responder

Debora Fogli

17 de novembro de 2017

Thati Furtado

responder

Isabel Curi

17 de novembro de 2017

Uau Genesco Alves Gabriela Curi Fabricio Lavitola Meaulo Consuelo Curi

responder

Joseane Almeida

18 de novembro de 2017

Aguardando ansiosa os meus

responder

Marianna Nicácio

18 de novembro de 2017

Juliana Barbosa ótima dica vincular a nutrição

responder

Gerusa Saito

20 de novembro de 2017

Gostaria de ter recebido um desses esse mês!

responder

A Taba

20 de novembro de 2017

Gerusa Saito estamos pensando em uma seleção temática como essa para nossos assinantes em breve. Aguarde! Bj e obrigada pela dica!

responder

MariaIzabel Nascimento Muller

20 de novembro de 2018

Gostei muito desta selecao organizadapela A TABA.Meu nome e Maria Izabel Nascimento Muller.Sou autora e ilustradora do livro infantilOS CONTOS DE FADAS NA REALIDADE AFRO-BAIANA.Se possivel gostaria de ver olivro de minha autoria relacionado nesta lista tao bem elaborada por esta instituicao.Desde ja agradeco a atencaodispensada.Cordialmente ,Izabel Nascimento Muller.

responder

Denise Guilherme

3 de janeiro de 2019

Oi, Maria Izabel! Que bom que gostou de essa seleção.
Se quiser nos enviar um exemplar de seu livro, explicamos na área "envio de livros" quais são os nossos critérios de seleção.
Um abraço

responder