Dicas de Livros | Blog A Taba
  • Livros
    • Resenhas
    • Clube de Leitores
    • Listas
  • Como ler?
    • Na escola
    • Na família
  • Colunas
  • Conteúdos
    • Colecionáveis
    • Cursos On line
    • E-Books
    • Eventos
    • Podcast
  • Assine
  • Taba na Escola
  • Livros
    • Resenhas
    • Clube de Leitores
    • Listas
  • Como ler?
    • Na escola
    • Na família
  • Colunas
  • Conteúdos
    • Colecionáveis
    • Cursos On line
    • E-Books
    • Eventos
    • Podcast
  • Assine
  • Taba na Escola
A formação leitora do professor
Na escola

A formação leitora do professor

No mês de novembro, conversamos com Beatriz Gouveia sobre a formação leitora de um dos principais responsáveis pela construção de novos leitores: o professor. Assista.


Por Denise Guilherme
Por Denise Guilherme
17 de novembro de 2014 ‧ 24 de novembro de 2020
Leitura de 32 segundos

No bate-papo desse mês conversamos com Beatriz Gouveia sobre a formação leitora de um dos principais responsáveis pela construção de novos leitores: o professor.
Beatriz é Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Pedagoga pela USP/SP, Coordenadora de Projetos do Instituto Avisa Lá, Professora da Pós-Graduação de Alfabetização do Instituto Vera Cruz e Assessora em Educação. Co-autora do material videográfico e impresso do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores do Mec e Coordenadora pedagógica do material de formação de coordenadores: Coordenador Pedagógico: função, rotina e prática, distribuído pelo MEC.
Para assistir, basta clicar sobre o vídeo acima.
Boa conversa!
 

Comentar

Use o formulário abaixo para deixar um comentário sobre esta postagem.

Christiane Azeredo
Christiane Azeredo — há 9 anos
Mais um bate-papo muito interessante. Parabéns pela escolha do tema e pela profissional convidada. Aguardarei as indicações de livros para a nossa leitura. As férias estão chegando e já é hora de pensar em bons títulos para o nosso deleite literário. Aliás, que tal incluir no clube do livro um projeto de formação leitora do professor, com títulos e conversas mediadas por profissionais como vocês? Fica aqui a sugestão. Um abraço.
Responder
Mírian Rocha
Mírian Rocha — há 9 anos
Nós é que agradecemos a excelente conversa!!!
Responder
Maria Rita Penteado
Maria Rita Penteado — há 9 anos
Parabéns à Taba, e à Bia!O bate papo ta ótimo!!
Responder
Fátima Fonseca
Fátima Fonseca — há 9 anos
Muito boa a conversa, Bia e Dê!!! Obrigada. Beijos
Responder
Rafaela Ponte
Rafaela Ponte — há 9 anos
Que caminhos você indica para quem está iniciando a carreira pedagógica: Por onde começar esse aprofundamento para que o repertório cresça de modo efetivo e de qualidade:
Responder
Tereza Pimenta
Tereza Pimenta — há 9 anos
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR TENHA CONHECIMENTO SOBRE LEITURA E DESPERTE A CURIOSIDADE DOS ALUNOS COM ESTRATÉGIAS DE LEITURA.
Responder
Renata Moura
Renata Moura — há 9 anos
Boa noite, o grande desafio pra mim está no trabalho da leitura para os bebês, como oriento como professores? Nesta idade ler ou contar histórias?
Responder
Denise Guilherme
Denise Guilherme — há 9 anos
Olá, Renata! Tudo bem? No mês passado fizemos uma conversa sobre leitura para bebês: https://blog.ataba.com.br/leitura-para-bebes-muito-alem-dos-livros-de-pano-e-de-banho/ A Ana Paula, nossa convidada, fez muitos comentários interessantes sobre a questão trazida por você. Assista e depois conte para a gente o que achou. Um grande abraço
Responder
Cintia Fondora Simão
Cintia Fondora Simão — há 9 anos
E ao mesmo tempo em que se amplia o repertório, aprende-se a acessa-lo e a maneja-lo didaticamente para formar os leitores iniciantes?
Responder
Cintia Fondora Simão
Cintia Fondora Simão — há 9 anos
Olá Bia, um prazer enorme ouvir você falar... sempre tão clara, objetiva. Quero comentar aqui com você uma distinção que faço entre gosto e repertório. Não sei se você pensa na perspectiva dessa diferenciação, mas considero que na formação de professores trabalhamos com a ampliação de repertório e esse repertório pode formar ou transformar os gostos. A gente só gosta do que conhece e, portanto, o gosto é produto do repertório. Ter um repertório literário amplo, diverso, tanto de leituras próprias e pessoais, como leituras mais adequadas aos alunos com que trabalhamos é um requisito do bom profissional. O gosto é pessoal. O repertório em si é um dos conteúdos da formação de professores?
Responder
A Taba
A Taba — há 9 anos
Vai rolar agora! Assista a vivo e participe com perguntas e comentários.
Responder
Agostinete Cristina
Agostinete Cristina — há 9 anos
Minha escola realiza todas as modalidades de leitura. A cada ano se vê, muito progresso. As escolas estaduais não podem ficar sem formação do CEFAI e nem dos PCNPs da Diretoria de Ensino.
Responder
Rosana Barbosa Nunes
Rosana Barbosa Nunes — há 9 anos
Ops...Equipe de educadores...
Responder
Rosana Barbosa Nunes
Rosana Barbosa Nunes — há 9 anos
Na instituição que trabalho realizamos uma roda de biblioteca entre a equipe de educadora.. Você acha uma boa estratégia?
Responder
Artigo anterior Leitura para bebês: muito além dos livros de pano e de banho
Próximo artigo Agenda A Taba - Janeiro 2015
25 livros para celebrar o Natal

Mais vistos

  • 18 parlendas para brincar em casa ou na escola

    18 parlendas para brincar em casa ou na escola

    Sem categoria
  • Livros infantis grátis!

    Livros infantis grátis!

    E-Books
  • O meu pé de laranja lima

    O meu pé de laranja lima

    Se emocionar
  • Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças

    Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças

    Na família
  • Resumo: O Diário de Zlata: a Vida de Uma Menina na Guerra

    Resumo: O Diário de Zlata: a Vida de Uma Menina na Guerra

    Resenhas
  • Conheça 7  tipos de parlendas

    Conheça 7 tipos de parlendas

    Na família
  • 18 livros de história infantil para rir e se divertir

    18 livros de história infantil para rir e se divertir

    Resenhas
  • Os nove pentes d´África

    Os nove pentes d´África

    Resenhas
  • Resenha: Ana Z. Aonde Vai Você?

    Resenha: Ana Z. Aonde Vai Você?

    Viajar para mundos fantásticos
  • Guia de brincadeiras – e-book grátis

    Guia de brincadeiras – e-book grátis

    E-Books

Categorias

  • A Taba conta
  • Blog
  • Clube de Leitores
  • Colecionáveis
  • Colunas
  • Cursos On line
  • E-Books
  • Eventos
  • Eventos A Taba na Escola
  • Listas
  • Livros
  • Livros do mês
  • Livros do mês – A Taba na Escola
  • Materiais sobre os livros enviados
  • Na escola
  • Na família
  • Resenhas
  • Sem categoria
Tartaruga Nara

Acompanhe a gente!

Recebe as novidades da Taba em primeira mão

    • Sobre A Taba
    • Junte-se a nossa aldeia
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade
    • Dúvidas
    Fale com A Taba

    Fale com A Taba

    (11) 9.5906 9982 (WhatsApp)

    seg a sex, das 9h à 18h

    Entre em contato
    • mala de herança
    ©2023 A Taba. O plano de assinaturas consiste na contratação pelo CLIENTE, por tempo determinado ao plano de fornecimento mensal de livros. Leitura em rede livros - Ltda ME CNPJ 08.705.395.0001/30 | Inscrição Municipal/Estadual 142.169.626.116 | Entre em contato
    Desenvolvido por ROI Mine
    ROI Mine