Dicas de Livros | Blog A Taba

A Taba na escola – Setembro de 2020

Confira materiais exclusivos sobre todos os livros que serão enviados aos alunos das escolas associadas ao Taba na Escola


Em setembro, A Taba envia aos estudantes das escolas associadas ao Tana na Escola mais uma seleção de livros imperdível! Aqui, oferecemos aos educadores materiais para se aproximar das obras.

0 a 2 anos – Ed. Infantil

https://vimeo.com/454777735

Livro: Tchim

Autora: Virginie Morgand

Editora: Edições SM

Nesta divertida narrativa de repetição, alguns animais da floresta passam por transformações inusitadas depois de uma epidemia de espirros.

Todos eles têm algum desejo e, antes que consigam atingi-lo, coisas estranhas acontecem: orelhas desaparecem, luzes se apagam e penas voam…

Onde foram parar?

Os pequenos leitores certamente vão adorar participar dessa busca, descobrindo cada um desses elementos escondidos, entre um espirro e outro, nas coloridas imagens compostas por formas geométricas.

 

3 e 4 anos – Ed. Infantil

https://vimeo.com/454750272

Livro: Nanão

Autor: Gustavo Piqueira

Editora: Pulo do Gato

Em Nanão, pai e filho criam uma divertida história a partir das experiências vividas em seu cotidiano. Afinal, quem nunca enfrentou o desafio de obter uma resposta positiva diante das frequentes negativas de uma criança, não é mesmo?

Na narrativa, conhecemos um personagem que, aparentemente, recusa todos os convites que lhe são feitos. E o mais estranho é que até mesmo para as atividades que parecem irresistíveis, como brincar no parque e comer coisas gostosas, a resposta dada é sempre a mesma: “Não!”.

Sabemos que aprender a dizer não é muito importante, mas será possível encontrar um outro caminho para que esse personagem possa estar mais perto dos amigos e, quem sabe, se divertir também?

Para os pequenos leitores que se aventurarem a ler essa história, talvez seja possível perceber que – muitas vezes –  se fizermos as perguntas de um outro modo, ainda que a resposta seja a mesma, os resultados podem ser bem diferentes…

 

5 anos – Ed. Infantil

https://vimeo.com/454763483

Livro: Um pelo na sopa

Escrito por: Alex Nogués

Ilustrado por: Guridi

Editora: Biruta

Alguns dias são normais, porém há dias em que coisas extraordinárias acontecem! É preciso estar atento aos fatos. Um simples jantar com sopa de legumes pode nos revelar absurdos. Nesta história, aconteceu mais ou menos assim.

Havia uma menina que tinha nojo de sopa de legumes. Conhece alguém que também não gosta? Porém, uma noite, lá estava ela com seus pais em volta da mesa com belos e repletos pratos de sopa de legumes. Até que… coisas muito inesperadas começam a acontecer e sair do pratos, começando com um pelo encontrado pela menina!

Texto e ilustração se unem para contar uma história engraçada e cativante. Não há como não se divertir com a cara da menina no início do jantar. Aliás, da próxima vez que você for comer um prato de sopa de legumes é melhor manter os olhos bem abertos!

1º ano

https://vimeo.com/454745219

Livro: Almanaque Ruth Rocha

Escrito por: Ruth Rocha

Ilustrado por: Diversos artistas

Editora: Salamandra

Almanaques são livros sempre cheios de informações e diversão, mas este – da querida Ruth Rocha –  é ainda mais especial por trazer conteúdos relevantes e bem humorados para os leitores. 

Dividido pelos meses do ano, em cada capítulo é possível encontrar narrativas literárias (da própria autora e algumas adaptações), informações sobre estações do ano, curiosidades sobre signos, dicas de brincadeiras e brinquedos fáceis de fazer, adivinhas, provérbios, além de outros assuntos escolhidos com todo cuidado por uma das maiores escritoras da literatura infantojuvenil brasileira.

As ilustrações, feitas por sete artistas diferentes, compõem a riqueza de informação trazida pelo texto de forma inusitada , criando um diálogo ainda mais próximo ao leitor. 

 

2º ano

https://vimeo.com/454769519

Livro: Mais classificados e nem tanto

Escrito por: Marina Colasanti

Ilustrado por: Rubem Grilo

Editora: Galera

Uma série de curtos e divertidos poemas sobre de tudo um pouco! Não sei se você sabe, mas Classificados são espaços dos jornais dedicados a vender coisas. Todo tipo de coisa que alguém queira anunciar. E assim como nos jornais, no livro de Marina Colasanti e Rubem Grilo, cabe de tudo, desde que costurado por altas doses de imaginação e liberdade. 

Com a maestria de quem é uma das mais importantes autoras nacionais, Marina Colasanti nos encanta pela forma com que trabalha a linguagem nos poemas. Sobram rimas, musicalidade e relações inesperadas entre as palavras e seus significados. As belíssima ilustrações de Rubem Grilo reforçam a surpresa trazida pelo texto, e além disso complementam o seu sentido, trazendo outras interpretações e puxando fios de novas histórias.

3º ano

https://vimeo.com/454740542

Livro: Os três irmãos de ouro

Autora: Olga de Dios

Editora: Boitatá

Em Os três irmãos de ouro, Olga de Dios celebra o poder criativo dos contos tradicionais e das histórias que podem surgir a partir deles.

Depois de apresentar ao leitor a sua versão para o famoso conto A Galinha dos ovos de ouro, a autora continua a narrativa, contando o que aconteceu aos seres nascidos em cada um dos ovos botados pela preciosa personagem que dá nome a esta antiga história.

Como poderia ter sido a vida destes valiosos irmãos? De que maneira o nosso mundo trataria cada um deles? Essas são algumas das perguntas que ela se propõe a responder em três contos curtos, repletos de profundas reflexões sobre algumas questões do mundo contemporâneo, como a nossa relação com o meio ambiente, a fama e o consumo.

O texto primoroso – que dialoga a todo momento com o leitor – ganha ainda mais camadas com o trabalho gráfico da artista, que presta uma belíssima homenagem a antigos gravuristas.

Um livro que pode abrir espaço para uma grande conversa sobre o mundo, sobre nossos valores e o modo como podemos construir as mudanças que desejamos.

4º ano

https://vimeo.com/454732882

Livro: No meio da noite escura tem um pé de maravilha!

Autor: Ricardo Azevedo

Editora: Ática

Para quem gosta de contos populares, essa obra é um verdadeiro presente! 

Nela, o autor reúne histórias cheias de beleza, humor e poesia, onde estão presentes muitos elementos da nossa cultura. Impossível não se reconhecer nas falas dos personagens e nos trechos que lembram causos ouvidos há muito tempo atrás, ao pé da fogueira.

Do casal apaixonado cujo amor é proibido pelos pais ao fazendeiro que tem um filho do qual nunca ouviu a voz, tudo é pretexto para convidar o leitor a viajar por diferentes regiões do país e descobrir ou redescobrir a si mesmo, nessa coletânea de onze histórias indispensáveis à formação do leitor curioso sobre sua própria identidade.

Em cada conto, o enredo original surpreende e nos coloca em um mundo que é ao mesmo tempo real, com mentiras, interesses, amores, ciúmes e trapaças, mas também imaginário e fantástico.

A estrutura do texto com frases curtas é convite para leitura em voz alta, que pode encantar os leitores de diversas idades.

Ah, nós já fizemos uma roda de leitura desse livro incrível, em 2016. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=k0SLzA3jwVg

 

5º ano

https://vimeo.com/454753902

Kafka e a boneca viajante

Autor: Jordi Sierra i Fabra

Editora: Martins Fontes

Um grande desconforto é sentido por Franz Kafka(!), escritor que passeava por um parque em Berlim, ao ver a criança Elsi, chorando desconsoladamente. E é justamente sua aparente falta de jeito com as crianças que faz com uma envolvente história se inicie ali. A boneca de Elsi sumiu e  isso a deixou desesperadamente triste. O que Elsi precisa para parar de chorar? 

Com um texto poético e sensível, o autor nos aproxima dos pensamentos de Kafka, que se vê cada vez mais envolvido pela relação que cria com Elsi. Em busca de diminuir o sofrimento da menina, ele torna-se carteiro e passa a redigir cartas que a boneca envia a Elsi enquanto viaja pelo mundo. 

O que parecia ser um rápido encontro no parque se torna enredo para uma história sobre as despedidas, a imaginação, o crescimento, o afeto e sobretudo, sobre o poder dos encontros.

Miguel Falabella sobre a obra Kafka e a boneca viajante:

https://www.youtube.com/watch?v=K9487MYX4Io

Livros indicados:

A metamorfose, de Franz Kafka

Cartas do Papai Noel, de J. R. R. Tolkien

 

Rodas de leitura online

Faremos rodas de leitura online para crianças de alguns dos livros apresentados acima! Elas acontecerão entre os dias 8 e 11 de setembro. Para se inscrever, é só clicar abaixo e preencher o formulário.

E uma novidade fresquinha para você: estamos programando rodas de leitura para os adultos também! Em breve divulgamos mais informações.