Dicas de Livros | Blog A Taba
Absurdos

Absurdos

“Absurdos” convida os leitores a subverter a realidade do mundo animal, priorizando a fantasia, fundamental para o desenvolvimento leitor.


“Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia?” É  esse questionamento proposto pelo poeta brasileiro Manoel de Barros (1916-2014) que abre este livro. Uma certeza já temos: vem coisa delicada e genial por aí. Você e seu pequeno leitor irão se deparar com belos e singelos absurdos, como um tubarão aprendendo a nadar. Subvertendo a lógica e sem compromisso com os fatos, Gisele Teixeira mistura delicadeza e humor, encantando exatamente pelos absurdos que propõe. Para a criança, o delírio proposto pela literatura é da ordem do fantástico, um descanso dos fatos, do que é irrefutável. Para o leitor adulto, que acompanhará esta leitura, é uma excelente oportunidade de também se despir da rigidez que o cotidiano exige e se encantar com absurdos que – com um pouquinho de esforço – já podemos até imaginar.

Quem são as autoras de “Absurdos”?

A pandemia da COVID-19 pegou o mundo todo de surpresa. Trancados em casa, cada um de nós lidou como pode com o absurdo que foram o período em que sair de casa. 

A professora Gisele Teixeira, moradora de São Paulo, conseguiu colher dois grandes frutos durante a pandemia: um bebê e o livro que você tem em mãos. Professora da Educação Infantil, ela sabe como ninguém o poder de um bom livro e como a formação literária pode e deve começar desde cedo. 

A mineira Carol Fernandes também tem um pezinho na sala de aula: natural de Belo Horizonte, começou sua trajetória nas ilustrações atuando como professora de crianças, após cursar pedagogia. Hoje ela se dedica à ilustração, tendo inclusive recebido o Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio 2021 por “Se Eu Fosse Uma CASA”.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

A literatura nonsense, que tem Lewis Carroll como um de seus principais nomes, encanta as crianças por virar do avesso as regras lógicas que regem o mundo, estimulando a imaginação e a criatividade. 

“Absurdos” convida os leitores a subverter a realidade do mundo animal, priorizando o onírico, o humor e a fantasia que são fundamentais para o desenvolvimento leitor, do pensamento crítico e da capacidade de sonhar.