Dicas de Livros | Blog A Taba
Andar com fé

Andar com fé

Em “Andar com Fé”, percorremos o sincretismo religioso que formou a espiritualidade de Gilberto Gil e que define a fé brasileira.


O que é a fé? De que forma a fé influencia nosso ser/estar no mundo? É possível uma vida sem fé em nada? Em 1982, Gilberto Gil compôs o que se tornaria um hino sobre o exercício da fé em todas as suas facetas: “Andar com Fé”. Crescido no catolicismo, Gil se tornou adepto de variadas formas de fé ao longo da vida, como o Candomblé, o discurso científico, a macrobiótica e o I Ching chinês. Com isso, o exercício de sua espiritualidade se tornou múltiplo, complexo e, principalmente, livre das amarras institucionais que nos privam de entender a fé como um exercício espiritual. Em “Andar com Fé”, seu pequeno leitor percorrerá seus primeiros passos pelo sincretismo religioso que formou a espiritualidade de Gil e que define a fé brasileira, comprovando a diversidade cultural de nosso imenso país.

Quem são os autores de “Andar com fé”?

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em 1942 em Salvador. Para nossa sorte, suas tentativas de estudar e fazer carreira em áreas como Engenharia e Administração de Empresas falharam e acabaram por dar o empurrãozinho necessário para que se voltasse para sua paixão infantil: a música. A vida e carreira de Gilberto Gil foram marcadas por grandes episódios, como sua participação na Tropicália e no projeto Novos Baianos, no exílio durante a ditadura militar e posterior envolvimento na política. Aos 81 anos, Gil continua nos palcos, enchendo de fé os corações que param para assisti-lo. 

daniel kondo

Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), mas atualmente vive no Uruguai. Além de ilustrador de livros infantis, é artista gráfico e escritor. Já ilustrou mais de cinquenta livros, muitos deles vencedores de prêmios nacionais e internacionais.

 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Não é exagero dizer que a miscigenação está na estrutura social e cultural do Brasil. Ao longo dos séculos, os muitos povos que embarcaram por aqui deixaram sua marca nas manifestações culturais e religiosas que vivenciamos até hoje, somando-se às práticas dos povos originários que aqui já viviam. Apresentar aos pequenos leitores o sincretismo religioso que marca o exercício da fé dos brasileiros, sem preconceitos nem imposições, é uma forma de convidá-los a exercitar a espiritualidade em sua característica mais nobre: como um vínculo amoroso e complexo com a existência humana.