Dicas de Livros | Blog A Taba

Bolo quente dá mesmo dor de barriga? E leite com manga realmente faz mal? Ah, quantas “verdades” como essas a gente ouve ao longo da vida, não é mesmo? Passadas de geração em geração, elas fazem parte do imaginário social brasileiro (e, algumas, do mundial), mas será que de fato fazem algum sentido? Em “Assim Fica Demonstrado”, Nicolás Schuff recorre ao bordão matemático quod erat demonstrandum para, através da união entre lógica e imaginação, “provar” que algumas dessas “verdades” não fazem mesmo o menor sentido. Através de evidências divertidas e lunáticas, o livro é daqueles que dão vontade de revisitar de tempos em tempos, tamanho é seu potencial interpretativo e imaginativo.

Quem são os autores de “Assim fica demonstrado”?

O argentino Nicolás Schuff iniciou sua carreira de escritor escrevendo versões adaptadas de contos clássicos, mas não demorou muito para que sua trajetória como jornalista e livreiro lhe dessem as ferramentas necessárias para que passasse a construir suas próprias histórias. A ludicidade e o humor são sua marca registrada e, entre um livro e outro, ele se dedica a ministrar oficinas de literatura e a visitar escolas para bater papo com seus leitores.

Pablo Picyk gosta de montar e construir coisas: os desenhos infantis foram a porta de entrada para o mundo das artes plásticas, onde ele hoje trabalha com ilustrações, instalações e construção de pequenos objetos. A criatividade reina solta e muito de sua produtiva carreira pode ser visto em seu site [pablopicyk.com.ar].

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Repetidas à exaustão por anos, algumas frases parecem ganhar ares de verdade absoluta, não é mesmo? Através do humor, Nicolás Schuff resolve colocar algumas delas à prova, convidando os leitores a, entre uma gargalhada e outra, pensar criticamente sobre as mesmas. 

Discutir a língua e seu uso com as crianças é um rico exercício de letramento e cidadania, principalmente em um momento da história que a compreensão textual e o pensamento crítico se mostram habilidades fundamentais para a plena ação social.