Dicas de Livros | Blog A Taba

Em “O Boi e A Menina”, Bruna Lubambo celebra a figura do boi, a estrela do folclore brasileiro, principalmente longe das grandes cidades. Naquela noite enluarada, clara como o dia, a menina se levanta e vai viver o folguedo do boi-a-serra (Centro-Oeste) ou boi-de-mamão (Sul) ou ainda boi-bumbá (Norte). É isso mesmo que você leu: de Norte a Sul do Brasil, as brincadeiras do boi encantam crianças e adultos, de dia e à noite. Que tal entrar na brincadeira com a menina? Afinal, a noite é para dormir, mas por vezes, também é para brincar.

Quem é a autora de O boi e a menina?

Bruna Lubambo O tio + oito

Bruna Lubambo nasceu em Santos, mas foi criada no interior de Minas Gerais. É formada em Comunicação Social pela UFMG e conheceu em cursos e oficinas livres as linguagens da gravura, serigrafia, desenho e pintura.  Em seu trabalho, Bruna gosta de diversificar as técnicas e usar materiais variados: carimbo, pintura, lápis de cor, giz, estêncil, entre outros. Porém se tem algo que suas obras têm em comum é a presença de animais, principalmente os relacionados ao folclore brasileiro. O primeiro livro como autora foi publicado em 2020, chamado Dentro de Casa, e foi finalista do Prêmio Jabuti. Desde então, continua criando seus próprios livros e também contribuindo com a ilustração de obras de outros autores.

 

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Um país grande como o nosso só poderia ter um folclore tão grande quanto, não é mesmo? A figura do boi retratada neste livro abre as portas para o universo de folguedos e histórias que vêm encantando o Brasil há séculos. Apresentar o folclore brasileiro para as crianças é uma forma de preservar este verdadeiro patrimônio cultural e mantê-lo vivo. Ainda, assim como contos-de-fada, o folclore desenvolve a compreensão de mundo, a formação cultural e o vocabulário dos pequenos leitores.