
Neste incrível e premiado livro de Renato Moriconi – um dos mais importantes ilustradores brasileiros – as cuidadosas ilustrações e o projeto gráfico elaborado, narram as aventuras de um cavaleiro destemido.
Subindo e descendo pelas páginas, nada parece deter o protagonista desta história, que enfrenta monstros cada vez mais perigosos, despertando nos leitores diferentes emoções.
As palavras quase só se fazem presentes no título e sua ausência não compromete a compreensão da história. Aliás, é quase impossível não fazer o trocadilho e usar o título ao mesmo tempo como substantivo e adjetivo para falar deste livro. Bárbaro é mesmo bárbaro!
Quem é Renato Moriconi?

Quando o paulista Renato Moriconi era criança, sua brincadeira favorita era desenhar. Ele estudou artes plásticas e design gráfico e há mais de vinte anos se dedica às artes gráficas.
Suas técnicas favoritas para criar imagens são as tradicionais e ele gosta muito da cor preta, que acompanha bem qualquer cor. Em 2003 Renato entrou no universo dos livros e já tem mais de cinquenta obras publicadas, sendo que algumas também foram escritas por ele, e muitas foram premiadas.
Renato conta que não tinha muitos livros na infância e lembra que uma das maneiras que sua mãe encontrava para expressar seu carinho era justamente lendo para ele e seu irmão, na beira da cama.
Por que Bárbaro é o livro escolhido pelo Clube de Leitores A Taba para os bebês?
O projeto gráfico dos livros infantis é sempre parte importante da composição da obra. Nos livros-imagem, ganham um peso ainda maior.
Em Bárbaro, a forma retangular e comprida, dá espaço para o movimento do cavaleiro entre as páginas – elemento fundamental para a construção da narrativa criada por Renato Moriconi.
Os oponentes do guerreiro também ocupam os espaços de diferentes maneiras, surpreendendo os leitores a cada batalha.
Que tal explorar com seu bebê as diferentes posições que os personagens ocupam no espaço desta história?