Dicas de Livros | Blog A Taba
Bárbaro

Bárbaro

Um livro sem palavras, mas com muitas aventuras para contar! Assim é Bárbaro: título escolhido para os bebês assinantes da Taba neste mês!


Neste incrível e premiado livro de Renato Moriconi – um dos mais importantes ilustradores brasileiros – as cuidadosas ilustrações e o projeto gráfico elaborado, narram as aventuras de um cavaleiro destemido.

Subindo e descendo pelas páginas, nada parece deter o protagonista desta história, que enfrenta monstros cada vez mais perigosos, despertando nos leitores diferentes emoções. 

As palavras quase só se fazem presentes no título e sua ausência não compromete a compreensão da história. Aliás, é quase impossível não fazer o trocadilho e usar o título  ao mesmo tempo como substantivo e adjetivo para falar deste livro. Bárbaro é mesmo bárbaro!

Quem é Renato Moriconi?

Bárbaro - Renato Moriconi

Quando o paulista Renato Moriconi era criança, sua brincadeira favorita era desenhar. Ele estudou artes plásticas e design gráfico e há mais de vinte anos se dedica às artes gráficas.

Suas técnicas favoritas para criar imagens são as tradicionais e ele gosta muito da cor preta, que acompanha bem qualquer cor. Em 2003 Renato entrou no universo dos livros e já tem mais de cinquenta obras publicadas, sendo que algumas também foram escritas por ele, e muitas foram premiadas.

Renato conta que não tinha muitos livros na infância e lembra que uma das maneiras que sua mãe encontrava para expressar seu carinho era justamente lendo para ele e seu irmão, na beira da cama. 

Por que Bárbaro é o livro escolhido pelo Clube de Leitores A Taba para os bebês?

O projeto gráfico dos livros infantis é sempre parte importante da composição da obra. Nos livros-imagem, ganham um peso ainda maior. 

Em Bárbaro, a forma retangular e comprida, dá espaço para o movimento do cavaleiro entre as páginas – elemento fundamental para a construção da narrativa criada por Renato Moriconi. 

Os oponentes do guerreiro também ocupam os espaços de diferentes maneiras, surpreendendo os leitores a cada batalha.

Que tal explorar com seu bebê as diferentes posições que os personagens ocupam no espaço desta história?

Banner Bárbaro