Dicas de Livros | Blog A Taba
11 livros sobre refugiados e imigrantes

11 livros sobre refugiados e imigrantes

Veja uma lista de livros sobre refugiados para conversar com as crianças sobre a necessidade de mudar de país de repente.


Fizemos uma seleção de livros que podem abrir conversas sobre os refugiados, a migração e todas as consequências desse processo na vida das pessoas que passam por essa dura realidade.

Nos últimos dias assistimos desolados o avanço do Talibã ao poder no Afeganistão com a retirada do exército americanos. As cenas dos refugiados são estarrecedoras. As crianças percebem tudo o que está ao redor. Como falar sobre refugiados com os pequenos? Talvez eles não tenham repertório para lidar com temas tão complexos que espantam até nos, adultos. É nessa hora que podemos lançar mão dos livros.

Sabemos quão importante é abordar esse assunto com as crianças, explicando sobre os refugiados, sobre o processo de migração e todos os percalços que isso traz.

Livros sobre refugiados e imigrantes

Selecionamos 11 livros sobre refugiados e imigrantes. Os dois primeiros livros inclusive estão sendo enviados aos assinantes do Clube de Leitores A Taba em agosto, trazendo um olhar sensível para um tema tão importante e atual.

Você já imaginou o impacto da imigração na vida das crianças? Quem são os refugiados? Por que eles têm de deixar suas casas, seu país? Como é sair do país às pressas e sozinha para fazer uma travessia no mar? O que pode acontecer durante essa mudança repentina? Como é viver num campo de refugiados? Qual a sensação de chegar a um lugar sem conhecer a língua, os costumes e as pessoas?

Essas e outras questões podem ser a porta de entrada para conversar sobre imigração.

Boa parte deles já foram enviados aos assinantes do Clube de Leitores A Taba. Aproveitamos para incluir na lista as dicas dos nossos assinantes e seguidores, que dividiram conosco no Instagram suas leituras sobre o tema e as conversas que esses livros proporcionaram.


Clique nas imagens para saber mais sobre cada um dos livros.

livro migrantes capa preta e bando de animais em situação de migração
livro dois meninos de kakuma sobre morar num campo de refugiados
livro migrar editora pallas
livro para onde vamos
a menina que abraça o vento
livro a chegada homem chegando a um lugar estranho em busca de uma vida melhor
livro mexique o nome do navio
livro Amal e a viagem mais importante da sua vida
livro eloisa e os bichos como é se sentir um estranho em um novo lugar
livro migrando editora 34
livro um outro país para azzi

Livros para bebês