Dicas de Livros | Blog A Taba
Benedito

Benedito

Conheça o livro Benedito, de Josias Marinho, da editora Caramelo, enviado aos leitores bebês do Clube de Leitores A Taba em novembro.


Resenha do livro Benedito

Livro: Benedito

Autor: Josias Marinho

Editora: Caramelo

A infância é um período repleto de aprendizados e descobertas. 

Para os bebês, o mundo é um território a ser investigado e experimentado por meio dos sentidos.

Por meio das texturas, dos sons, das imagens, dos aromas, dos sabores e, principalmente, das interações afetivas com adultos e crianças, eles vão – pouco a pouco – construindo seus conhecimentos sobre a realidade que os cerca.

Neste encantador livro-imagem, Josias Marinho nos apresenta as descobertas de Benedito sobre pertencimento, cultura e identidade. 

Ao longo das páginas vemos surgir a curiosidade de um bebê sobre um tambor, enquanto acompanhamos suas experimentações em relação aos sons emitidos por este instrumento musical e também suas explorações acerca do formato deste objeto. Aos poucos Benedito, assim como muitos bebês diante daquilo que os cercam, desvenda saberes e constrói relações. 

Impossível terminar a leitura sem reconhecer em Benedito muitas das infâncias de nosso país, refletindo sobre a importância da cultura para a construção da nossa identidade.

Sobre o Autor

Josias Marinho nasceu em Rondônia em uma cidade chamada: Real Forte Príncipe da Beira – que fica à margem do Rio Guaporé. É o mais novo de nove irmãos com quem diz que aprendeu muitas coisas. Quando criança já se interessava pelas ilustrações, desenhando desde o chão do terreiro de sua casa, até na superfície de folhas e frutas. Sua mãe, observando seu interesse, incentivou-o a seguir criando. Fez sua graduação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Hoje atua como artista, professor e pesquisador. 

Em 2011, lançou seu primeiro livro o Príncipe da Beira (Mazza Edições) e em 2014 Benedito (Caramelo). 

Já participou de outros 8 livros como ilustrador e por alguns deles recebeu prêmios e importantes reconhecimentos.