Seleção de livros – Clube de Leitores A Taba – Novembro/2020

por:

Em novembro, o Clube de Leitores A Taba preparou uma seleção com foco na representatividade negra na literatura infantil.

São obras com protagonistas negros em diferentes narrativas: desde um bebê que descobre em um tambor elementos do Congado, passando por uma menina que brinca com os cabelos, até a história de um menino que aprende com seu avô uma nova forma de contar os contos de seu povo e de uma mulher que resgata por meio da sua história, a história dos povos africanos no Brasil. Tudo pensado e escolhido para trazer ainda mais diversidade e representatividade para a biblioteca dos nossos assinantes.

Para os bebês, Benedito, de Josias Marinho. Publicado pela editora Caramelo, o livro-imagem traz a descoberta de um bebê sobre o tambor, um objeto de sons, relações, identidade e pertencimento.

Os iniciantes receberão Os mil cabelos de Ritinha, escrito por Paloma Monteiro, ilustrado por Daniel Gnattali e publicado pela Semente Editorial. O texto rimado é um convite à leitura em voz alta nesta obra, em que a menina espera a chegada de seu irmão. A cada dia, um penteado novo com coques, fitas, trancinhas e sempre muita novidade.

Será enviado aos leitores autônomos Sona — Contos africanos desenhados na areia, escrito por Rogério Andrade Barbosa e ilustrado por Thais Linhares. Neste lançamento da Editora do Brasil, somos apresentados ao ritual de contar histórias dos povos de etnia Tshokwe, que vivem na Angola e ilustram seus contos na areia.

Aos experientes, Histórias da Preta, escrito por Heloisa Pires Lima e ilustrado por Laurabeatriz. Este título da Companhia das Letrinhas narra o processo de descoberta da identidade de uma menina e algumas facetas do que é ser negra no Brasil.

Clique sobre as capas e saiba mais sobre cada uma das obras selecionadas pela Taba:

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários
  • Regiane Harich

    Olá, Luísa!!! Amei o enredo dos livros do mês de novembro!
    Estou finalizando minha tese que é sobre contação de histórias…você tem uma ideia de quantos títulos há disponíveis para o público de 1 a 6 anos?
    DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO!
    REGIANE HARICH
    [email protected]
    11 98076-3972

  • Boa tarde, Não achei razoável ideologia de genêro para a minha filha de 2 anos (livro benedito). Simplesmente estarei descartando o livro na lixeira, bastante decepcionado com vcs.
    Se tal fato se repetir simplesmente serei obrigado a cancelar a assinatura.

    • Denise Guilherme

      Obrigada por compartilhar conosco sua leitura sobre o livro Benedito, embora ela seja bastante diferente da nossa.
      Sabemos que cada ponto de vista é a vista de um ponto. E gostaríamos de lhe apresentar o nosso.
      Acreditamos no poder da mediação e do diálogo entre adultos e crianças durante a leitura. Para nós, quando uma leitura termina, começa uma conversa.
      Por isso, cada livros é um espaço para conversarmos sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre os outros. Mesmo aqueles que são diferentes de nós.
      Mais uma vez, obrigada por apresentar a sua leitura para nós.
      Um grande abraço

  • Keila Cristina Rodrigues de Lima Gonçalves Nascimento

    Como faço para comprar livros que são de edições anteriores e que não vieram no meu plano?

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!