Dicas de Livros | Blog A Taba
Seleção de livros – Clube de Leitores A Taba – Novembro/2020

Seleção de livros – Clube de Leitores A Taba – Novembro/2020

Confira a seleção de novembro do Clube de Leitores A Taba, que tem como foco a representatividade negra na literatura infantil.


Em novembro, o Clube de Leitores A Taba preparou uma seleção com foco na representatividade negra na literatura infantil.

São obras com protagonistas negros em diferentes narrativas: desde um bebê que descobre em um tambor elementos do Congado, passando por uma menina que brinca com os cabelos, até a história de um menino que aprende com seu avô uma nova forma de contar os contos de seu povo e de uma mulher que resgata por meio da sua história, a história dos povos africanos no Brasil. Tudo pensado e escolhido para trazer ainda mais diversidade e representatividade para a biblioteca dos nossos assinantes.

Para os bebês, Benedito, de Josias Marinho. Publicado pela editora Caramelo, o livro-imagem traz a descoberta de um bebê sobre o tambor, um objeto de sons, relações, identidade e pertencimento.

Os iniciantes receberão Os mil cabelos de Ritinha, escrito por Paloma Monteiro, ilustrado por Daniel Gnattali e publicado pela Semente Editorial. O texto rimado é um convite à leitura em voz alta nesta obra, em que a menina espera a chegada de seu irmão. A cada dia, um penteado novo com coques, fitas, trancinhas e sempre muita novidade.

Será enviado aos leitores autônomos Sona — Contos africanos desenhados na areia, escrito por Rogério Andrade Barbosa e ilustrado por Thais Linhares. Neste lançamento da Editora do Brasil, somos apresentados ao ritual de contar histórias dos povos de etnia Tshokwe, que vivem na Angola e ilustram seus contos na areia.

Aos experientes, Histórias da Preta, escrito por Heloisa Pires Lima e ilustrado por Laurabeatriz. Este título da Companhia das Letrinhas narra o processo de descoberta da identidade de uma menina e algumas facetas do que é ser negra no Brasil.

Clique sobre as capas e saiba mais sobre cada uma das obras selecionadas pela Taba: