Dicas de Livros | Blog A Taba

Zoóloga, política e diplomata, Bertha Lutz (1894 – 1976) fez de sua longa vida uma trajetória de luta pela ciência e pelos direitos das mulheres. A fundação da Liga para a Emancipação Intelectual da mulher, aos 25 anos, foi o primeiro de muitos movimentos em direção à liberdade feminina do qual Bertha fez parte e, em 1945, Bertha integrou a delegação brasileira na Conferência de São Francisco, reunião que deu origem à Organização das Nações Unidas, a ONU. Sua participação nessa reunião é contada por Amma, Angélica Kalil e Faw Carvalho, que fizeram um intenso trabalho de pesquisa para compreender o papel que Bertha e suas companheiras de diversos países do mundo tiveram na elaboração do documento que fundamentou os direitos humanos desde sua criação.

Porque escolhemos o livro “Bertha Lutz e a carta da ONU” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Já há alguns anos a pauta feminista está em voga, convidando para conversas importantes sobre igualdade de gênero crianças, jovens e adultos. Conhecer um pouco da história do movimento feminista nos mostra o caminho trilhado por mulheres que lutaram muito para que nós estivéssemos aqui hoje e é nosso dever honrar o legado dessas bravas feministas.

Bertha Lutz e a carta da ONU foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (13-14 anos) em outubro.

livros para jovens