Dicas de Livros | Blog A Taba
Como fazer um calendário do advento?

Como fazer um calendário do advento?

Mais que uma contagem regressiva para o Natal, o calendário contribui para melhorar a ansiedade das crianças. Veja como fazer um calendário do advento e curtir a espera do Natal.


Com a chegada de dezembro, as crianças se animam para o Natal e as férias escolares. Uma das tradições que vem ganhando força no Brasil é o calendário do advento. Mais que uma contagem regressiva para o nascimento de Jesus, o calendário contribui para conectar as famílias e também trabalhar a ansiedade das crianças, para curtirem a espera de uma data que não pode ser adiantada. Convidamos a Érica Bernardes, da Oca Club Fun, um clube de assinaturas de atividades lúdicas e criativas para crianças, parceira da A Taba para contar sobre essa tradição e como fazer um calendário do advento em casa.

calendario do advento 1

Como surgiu o calendário do advento? 

O calendário do advento teve sua origem em países que falam o idioma alemão, ainda no século XIX. Essa tradição começou em casas de famílias protestantes que se reuniam todos os dias desde o dia 1 de dezembro para ler a bíblia, cantar e contar histórias que celebram o nascimento do menino Jesus.

A ideia de contar os dias antes do dia 24 de dezembro em forma de calendário também acompanha a tradição dos 4 domingos do advento. São os 4 domingos que antecedem a noite feliz (24 de dezembro) e que começa todo ano em alguma data após o dia 26 de novembro. Esse ano (2021) no dia 27. 

A tradição acompanha a elaboração de um centro de mesa feito com 4 velas que serão acesas uma a uma em cada domingo, em uma contagem regressiva para a chegada do Natal, que muitas vezes pode culminar com o dia em que a última vela será acesa.

Assim como o calendário, essa é uma tradição fortíssima na casa de qualquer alemão. Atualmente tanto o calendário, quanto o centro de mesa, são uma rotina da população alemã que é passada de geração em geração, independentemente da religião.

Da chegada dessa tradição no Brasil, eu não sei ao certo, mas com certeza teve origem nas famílias imigrantes que não deixariam de viver os seus costumes tão arraigados. Começou se espalhando pelas escolas que têm as filosofias alemãs como base e atualmente faz parte de uma grande massa comercial tanto no Brasil, como na própria Alemanha.

Como nós na Oca temos raízes divididas entre Brasil e Alemanha, decidimos que dividir esse tipo de experiência com o nosso povo seria uma riqueza sem tamanho. 

O calendário do advento nas culturas atuais, não tem mais só um apelo religioso. Nós o consideramos, inclusive, uma super ferramenta para ensinar aos pequenos a noção de tempo e ajudar no controle da ansiedade e expectativa por acontecimentos que tem uma data marcada e não podem ser antecipados.

Na Alemanha, por exemplo, é uma época de muito frio e dias curtíssimos. As crianças ficam mais doentes e em casa porque é inverno, as “férias” de Natal são de quase 10 dias e o hábito de se reunir em família também é muito forte, assim como para nós brasileiros.

O que antes era uma reunião de pessoas para ler a bíblia ou cantar músicas gospels, hoje é um ritual de contagem regressiva com as crianças, seja para a chegada do bom velhinho, para as férias, para o encontro com o restante da família na casa dos avós, ou então para uma viagem tão esperada.

E como podemos montar o nosso calendário?

Você pode ter caixinhas, saquinhos, envelopes ou qualquer coisa que seja pequena e fácil de abrir e fechar. Serão 24, e dentro de cada uma você coloca, mensagens, ideias de brincadeiras, pequenos presentes, chocolates, vale presentes e qualquer outra coisa que possa demonstrar o seu afeto pela pessoa que o receberá.

O calendário da Oca, por exemplo, veio com 24 pequenas atividades para se fazer com as crianças. Como somos um clube de assinaturas de atividades manuais, esse foi o nosso enfoque para envolver os pequenos na contagem do tempo.

A abertura do calendário proporciona a vivência dia a dia e, cada brincadeira acalma a ansiedade que pode ser gerada pela grande expectativa de um dia que está ainda muito longe. Isso sem falar na importância de desenvolver a criatividade e as habilidades intelectuais e físicas das crianças com esse tipo de proposta.

(Fotos: Pinterest)

Não sou cristão, ainda assim posso brincar com esse tipo de calendário?

Não há dúvida. Você talvez possa não celebrar o Natal cristão, ou então não celebrar o Natal em hipótese alguma, mas esse tipo de brincadeira envolve as crianças de uma maneira muito saudável, inclusive psicologicamente, no momento presente e no que ele significa.

Lembrando que a proposta é que os conteúdos de cada dia sejam pequenos, simples, justamente para que valorizemos as pequenas coisas e o simples que pode nos levar a viver momentos inesquecíveis.

E você não precisa necessariamente montar um calendário só nessa época do ano, se você tem alguma outra data especial em suas crenças, tente inserir essa ideia como maneira de ajudar as crianças a perderem a ansiedade com relação a espera.

O incrível do mix de culturas é exatamente a possibilidade de adaptar hábitos que são acolhidos de outros povos para a sua rotina e transformá-los de uma maneira saudável para que eles se encaixem perfeitamente em seu papel na vida da sua família.

(Fotos: Pinterest)

Calendário do advento literário? Temos!

Neste mês A Taba agitou um calendário do advento com inspiração literária no nosso instagram. Se você não viu, ainda dá tempo de fazer!

E o que fica depois?

Nós acreditamos que a brincadeira do calendário pode deixar muito mais do que apenas lembranças físicas. Nós acreditamos na criação de novos hábitos, na criação de memórias afetivas e principalmente na possibilidade que esse tipo de proposta tem, de estreitar os laços. Ele pode ser usado, inclusive, como uma ferramenta lúdica para ajudar as crianças a passarem por situações difíceis com maior facilidade. Mas se você espera que após o fim do calendário vocês tenham mais coisas desse tipo para fazerem juntos, crie para a abertura de um dos dias, um “livro guia” com 365 pequenas atividades para fazermos juntos diariamente no ano que vem, por exemplo. Compre vale presentes de empresas, lojas e conteúdos que cumpram esse papel.

Compre livros interessantes e que explorem algum tipo de conteúdo, solução de problemas, ou que passem uma mensagem importante, e coloque como mimo em alguns dos saquinhos. 

Faça um calendário só de livros. A leitura é um hábito essencial e único e, com certeza deixará um legado. Esse tipo de brincadeira permite uma infinidade de ideias e por conta disso, nós acreditamos que podemos levar dele com certeza, muito mais do que a simples lembrança de uma contagem regressiva.

memórias de natal