Dicas de Livros | Blog A Taba
Dicas de filmes imperdíveis

Dicas de filmes imperdíveis

Confira dicas de filmes inspirados em livros para assistir com as crianças nas férias! Prepare a pipoca, o sofá e boa diversão!


Confira dicas de filmes inspirados em livros para assistir com as crianças nas férias!

As férias de julho estão chegando e, com certeza, muitas famílias estão em busca de bons programas para fazer com as crianças neste período.

Mas, em meio a tantos serviços de streaming, como escolher boas dicas de filmes para assistir com os pequenos em casa?

Pensando em ajudar as famílias neste tempo de descanso, o Clube de Leitores A Taba preparou uma seleção de 31 filmes inspirados em livros para curtir com as crianças. Um para cada dia do mês!

E, para facilitar ainda mais, organizamos todos conforme a plataforma disponível (Netflix, DisneyPlus, Telecine, GooglePlay, Prime Vídeo e Vivo Play)!

Prepare a pipoca, o sofá e boa diversão!

Dicas de filmes para assistir na Netflix

Adoráveis Mulheres

Dicas de filmes - Adoráveis mulheres

Esse é daqueles filmes que emocionam pela beleza da história e por nos fazer, em alguns minutos, nos sentirmos parte da história das quatro divertidas irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy, e de sua mãe – interpretada pela incrível Susan Sarandon na primeira adaptação (1994) e por Laura Dean (2020). Inspirado no romance de Louisa May Alcott. Para se emocionar. Classificação indicativa: Livre.

O castelo animado

Dicas de filmes - O castelo animado

A belíssima animação produzida pelo famoso Studio Ghibili é baseada no livro de Diana Wynne Jones. O filme narra a história da jovem Sophie que é transformada em uma senhora idosa pela malvada Bruxa das Terras Desoladas. Assustada com seu destino, ela acaba encontrando o temível Mago Howl e, juntos, os dois vão mostrar o poder da amizade na luta contra os maiores desafios. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre.

Matilda

Dicas de filmes - Matilda

Toda a família vai rir e se divertir com as aventuras da adorável menina Matilda, adaptação para o cinema do último livro do escritor Roald Dahl. Na história, a menina sofre as maiores injustiças provocadas por seu pai e pela terrível diretora de sua escola. O que eles não sabem é que a pequena Matilda tem superpoderes e que tudo pode ficar bem diferente quando ela começar usá-los contra eles. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Memórias de Marnie

Dicas de filmes - Memórias de Marnie

Impossível não se emocionar com essa belíssima animação do Studio Ghibili, baseada no livro homônimo do autor britânico Joan G. Robinson . No filme, conhecemos a solitária menina Anna, que – ao visitar uma mansão misteriosa – encontra a enigmática Marnie – uma amiga que somente ela consegue ver. Para se emocionar. Classificação indicativa: 10 anos.

Peixe grande e suas histórias maravilhosas

Dicas de filmes - Peixe grande

Edward Bloom é um pai que adora contar os feitos de sua vida de maneira fantasiosa e exagerada. O que pode parecer divertido para alguns, é motivo de muito sofrimento para o seu filho Wiliam, que está prestes a ser pai e gostaria muito de saber a verdade. Entre realidade e muita imaginação, o filme conta a história dos dois personagens e o belíssimo encontro com o Grande Peixe que dá nome à história inspirada no livro Big Fish, escrito por Daniel Wallace. Para rir e se divertir. Para se emocionar. Classificação indicativa: 12 anos.

O Pequeno Nicolau

Dicas de filmes - O Pequeno Nicolau

Prepare-se para rir e se divertir com as aventuras do Pequeno Nicolau e de seus amigos, baseadas no livro de Sempé e Goscinny. Tudo começa quando Nicolau escuta uma conversa entre seus pais e acredita que sua mãe está grávida. A partir daí, o menino e seus amigos pensam que ele será abandonado pela família e, juntos, vão criar as maiores travessuras para impedir que isto aconteça. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Uma professora muito maluquinha

Dicas de filmes - Uma professora maluquinha

Impossível não se apaixonar pela adorável professora criada por Ziraldo. No filme, Paloma Duarte é a professora que toda criança gostaria de ter: cheia de ideias criativas para as aulas, divertida e, muitas vezes, transgressora. Gravado na cidade de São João Del Rei, o filme traz um clima nostálgico, perfeito para uma deliciosa sessão da tarde em família. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Stuart Little

Dicas de filmes - Stuart Little

Stuart é um ratinho órfão que acaba de ser adotado pelos Little. Mas, ao chegar em sua nova casa, encontra um irmão não muito feliz com essa novidade e um gato disposto a se livrar do novo membro da família a qualquer custo. A versão dublada traz o talento de Rodrigo Santoro para o pequeno ratinho e o divertido Miguel Falabela para dar vida ao perigoso gato Snowbell. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Dicas de filmes para assistir na DisneyPlus

Beleza Negra

Dicas de filmes - Beleza Negra

Inspirado no romance clássico de Anna Sewell sobre a vida de uma égua selvagem, nascida no Oeste dos Estados Unidos e seu encontro com a jovem adolescente Jo Green. Esse é mais um daqueles filmes com imagens lindas e uma história emocionante de amor e amizade entre seres humanos e animais. Para se emocionar. Classificação indicativa: 10 anos.

Caninos brancos

Caninos Brancos

Caninos brancos é um clássico do escritor norte-americano Jack London, publicado em 1910. A obra já teve várias adaptações para o cinema, sendo esta uma das favoritas da Taba. O filme conta a história do órfão Jack Conroy e sua amizade com o cão-lobo que dá nome a história. Para viver aventuras. Classificação indicativa: 12 anos.

Flora e Ulysses

Dicas de filmes - Flora e Ulysses

Flora é uma menina de 10 anos, apaixonada por histórias em quadrinhos. Depois da separação dos seus país, ela acredita ter se tornado cínica e, desde então, sempre espera pelo pior. Mas, tudo vai mudar quando o esquilo Ulysses com super poderes surgir em sua vida. Baseado no livro de Kate DiCamillo, essa é uma daquelas histórias que vai emocionar e divertir toda a família. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: 10 anos.

James e o Pêssego Gigante

James e o Pêssego Gigante

Filmado em live action e stop motion, James e o Pêssego Gigante é inspirado no livro homônimo de Roald Dahl. O filme narra a história do órfão James, que tem tias terríveis como guardiãs. Um dia, o menino faz amizade com alguns insetos que vivem dentro de um pêssego gigante e, juntos, embarcam em uma grande aventura. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre.

Pedro, o Coelho

Pedro, o coelho

O coelho mais adorado da literatura ganhou uma divertida adaptação para o cinema. Inspirado nos livros de Beatrix Potter, o filme conta a história de um fantástico animal que, todos os dias, atravessa a cerca em busca de alimentos na horta de um terrível fazendeiro. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre. (Disponível também no Google Play)

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

O Quebra-Nozes

A belíssima produção da Disney é inspirada no conto clássico de E.T.A. Hoffmann. Na história, a menina Clara perde uma chave mágica que tem o poder de abrir um presente misterioso dado por seu padrinho. Decidida a descobrir o mistério, ela fará uma jornada cheia de aventuras por quatro reinos: dos Doces, das Neves, das Flores e o sinistro Quarto Reino. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre.

O retorno de Mary Poppins

 O retorno de Mary Poppins

A babá mais divertida de todos os tempos está de volta! E, desta vez, ela vem para cuidar dos sobrinhos de Michael Banks. Com imagens belíssimas e a atuação impecável de Emily Blunt, Mary Poppins vem trazer de volta a magia, não só para a família Banks, mas para todos os que quiserem embarcar com ela nesta aventura. Inspirado no livro de Mary Shepard. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre.

Dicas de filmes para assistir no Telecine

O corajoso ratinho Despereaux

 O Corajoso Ratinho Despereaux

Este é mais um filme inspirado em um livro da talentosa escritora estadunidense Kate DiCamillo. Nele, conhecemos o ratinho Despereaux, que tem sua vida completamente modificada depois que aprende a ler. Com a ajuda de seu amigo Roscuro, ele partirár em busca de aventuras e salvará uma princesa em perigo. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre.

Dolittle

 Dolittle

Um médico que tem um dom especial: o de poder ouvir e entender os animais. Este é o Dr. Dolittle, personagem criado por Hugh Lofting. Na mais recente adaptação para os cinemas, o médico está viúvo e vive afastado dos outros seres humanos, em uma magnífica casa repleta de animais. Mas, a rainha da Inglaterra está doente e conta com seus poderes para se salvar de uma terrível conspiração. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: 10 anos.

DPA – Os detetives do prédio azul

 Detetives do Prédio Azul

Pippo, Sol e Bento ficaram famosos por meio da série de livros de Flávia Lins E Silva. O sucesso foi tão grande que os personagens foram para as telas do cinema e também viraram seriado de TV. No filme, os três se infiltram na desta de Dona Leocádia, onde presenciam um crime que coloca em perigo o prédio onde vivem. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Extraordinário

Dicas de filmes - Extraordinário

Auggie Pullman é um menino extremamente sensível e inteligente. E, apesar disso, aos 10 anos ele nunca foi à escola. Isso porque ele nasceu com uma deformidade em seu rosto e já passou por muitas cirurgias. Mas, com a ajuda de sua família amorosa e de amigos muito especiais, ele vai fazer grandes descobertas sobre o mundo. Baseado no bestseller de R. J. Palacio. Para se emocionar. Classificação indicativa: 10 anos.

A fantástica fábrica de chocolates

Dicas de filmes - A fantástica fábrica de chocolates

Difícil encontrar um adulto que não tenha na memória alguma das deliciosas adaptações do clássico livro de Roald Dahl: A fantástica fábrica de chocolates. Na história, o menino Charlie é um dos sorteados para visitar este lugar mágico que transformará a sua vida e do misterioso Willy Wonka. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

O jardim secreto

Dicas de filmes - O jardim secreto

A sensível história da menina órfã e solitária, que descobre um jardim misterioso na mansão do seu tio, vai emocionar pessoas de diferentes idades. Na versão para os cinemas do clássico de Frances Hodgson Burnett, os leitores também são impactados pela linda narrativa sobre o poder transformador da amizade e do amor. Para se emocionar. Classificação indicativa: Livre.

Jumanji

Dicas de filmes - Jumanji

O divertido livro de Chris Van Allbusrg serviu de inspiração para um filme que fez muito sucesso nos anos 90. Na primeira adaptação da obra para o cinema (recentemente outras duas foram lançadas), conhecemos a história de dois irmão que encontram um jogo misterioso, que os levará para grandes aventuras. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre

O menino no espelho

Dicas de filmes - O menino e o espelho

Inspirada no livro do autor brasileiro Fernando Sabino, o filme conta a história do menino Fernando que – cansado de ter tantas atividades, deseja ter uma cópia de si mesmo para poder descansar. Quando isso acontece, a diversão é garantida. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre

Dicas de filmes para assistir no Prime Vídeo

As aventuras de Paddington

Dicas de filmes - Paddington

Personagem criado pelo escritor Michael Bond, Paddington é um pequeno urso que vive numa floresta. Um dia, ele chega a uma estação de trem em Londres com uma pequena faixa no pescoço com a frase: “Por favor, cuidem deste urso”. Então, ele é adotado por uma família e passa a viver divertidas aventuras na capital da Inglaterra. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

O Fantástico Senhor Raposo

Dicas de filmes - O Fantástico Senhor Raposo

Mais uma incrível adaptação de outro livro do grande autor britânico Roald Dahl. Nela, conhecemos a história de uma família de raposas que, junto com outros animais, planejam o maior roubo de galinhas da região. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

O gato

Dicas de filmes - O Gato

Na divertida adaptação do famoso livro de Dr Seuss, conhecemos a história de duas crianças que parecem muito entediadas em um dia de chuva. Seus pais estão fora de casa e eles não têm ideias para brincar. Até que surge um engraçado Gato de cartola que vai trazer muita diversão e surpresas por meio de truques que saem de seu mágico chapéu. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

Dicas de filmes para assistir no Google Play

BGA

Dicas de filmes - BGA

Sophie não consegue dormir. Ela está deitada lendo um livro escondida na cama do orfanato onde vive, quando vê em sua janela um gigante. Apavorada, ela tenta fugir, mas é capturada pela estranha criatura. Depois de um certo estranhamento, os dois ficam amigos e vão ajudar a rainha da Inglaterra a enfrentar poderosos inimigos. Filme de Steven Spilberg, baseado no livro de Roald Dahl. Para rir e se divertir. Classificação indicativa: Livre.

A história sem fim

Dicas de filmes - História sem fim

O clássico livro de Michael Ende é uma celebração da fantasia. A adaptação para os cinemas faz parte da memória de muitas crianças nos anos 80. Na história, conhecemos o menino Bastian, apaixonado por livros. E é justamente durante a leitura de um que ele vai ser conduzido para uma das maiores aventuras de sua vida. Para viajar para mundos fantásticos. Classificação indicativa: Livre

A invenção de Hugo Cabret

Dicas de filmes - Hugo Cabret

Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes de uma estação de trem em Paris. Ele guarda um tesouro deixado por seu pai. Quando conhece a menina Isabelle, ele descobre que a chave para o mistério que cerca a sua vida pode estar mais perto do que imagina. Inspirado no livro de Brian Selznick. Para se emocionar. Classificação indicativa: Livre

A princesinha

Dicas de filmes - A princesinha

Nesta belíssima adaptação de outro livro clássico de Frances Hodgson Burnett, conhecemos a história da pequena Sara Crewe: uma menina rica, que tem a vida completamente modificada depois de uma tragédia. Mesmo fazendo trabalhos pesados e enfrentando os mais terríveis desafios, ela consegue manter seu orgulho e sua generosidade. Para se emocionar. Classificação indicativa: 10 anos.

Dicas de filmes para assistir no Vivo Play

A Convenção das Bruxas

Dicas de filmes - A convenção das bruxas

Outra adaptação de mais um livro de Roald Dahl. Na história, o órfão Luke é levado por sua avó para passar férias em um hotel na Inglaterra. Lá, ele encontra um grupo de bruxas reunidas, planejando transformar todas as crianças do mundo em ratos. Agora, ele, sua avó e um rato guloso irão elaborar um audacioso plano para impedi-las de conseguir o que desejam. Para sentir medo. Classificação indicativa: Livre

E você? Conhece outras dicas de filmes que deveriam estar nesta lista? Escreva nos comentários e ajude a trazer ainda mais diversão para as famílias nas férias!