Dicas de Livros | Blog A Taba
Grande encontro reúne editores de livros infantis

Grande encontro reúne editores de livros infantis

Neste grande encontro organizado pelo Clube de Leitores A Taba, editores de livros infantis conversaram sobre o processo de edição. Confira!


Conheça o trabalho de cinco grande editores brasileiros de livros infantis

O Clube de Leitores A Taba realizou hoje mais um grande encontro da literatura infantil, dessa vez sobre edição de livros.

Participaram os editores Isabel Lopes Coelho (FTD), Márcia Leite (Pulo do Gato), Maristela Petrili (Moderna), Mell Brites (Companhia das Letrinhas) e Zeco Montes (ÔZé).

A conversa passou por temas como o papel do editor de livros infantis na atualidade, a censura de famílias e escolas e as diferentes experiências em pequenas e grandes editoras.

A live foi transmitida simultaneamente no Instagram, Facebook e YouTube da Taba. Confira como foi:

Márcia Leite é sócia e editora da Pulo do Gato, pequena e premiada editora de livros ilustrados e ensaios voltados para leitores em formação e formadores de leitores. Escritora de literatura para crianças e jovens, tem mais de 30 anos de carreira no mercado editorial e obras publicadas por diversas editoras. Educadora com prática escolar na área de língua e literatura, foi professora e assessora pedagógica durante 32 anos. Atua na formação de leitores e educadores, ministrando cursos, oficinas e palestras.

Isabel Lopes Coelho é especialista em literatura infantil e juvenil. Foi diretora do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, onde trabalhou por doze anos. Recebeu, em 2013, o prêmio BOP de melhor editora do ano na Feira do Livro Infantil de Bolonha, e foi finalista, no ano seguinte, do prêmio na Feira do Livro de Londres. Atualmente é responsável pela área de literatura infantil e juvenil da editora FTD. Desenvolve pesquisa de doutoramento na USP em Teoria Literária e Literatura Comparada sobre o romance juvenil no século XIX e ministra cursos sobre história e edição em literatura infantil.

Maristela Petrili é formada em Letras – Português, Latim e Grego – pela Unesp/USP e em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Araraquara. É Diretora Adjunta de Literatura Infantil e Juvenil na Editora Moderna – Santillana Brasil – casa onde  atua desde o início de sua carreira. Participa de feiras internacionais e está na direção da Unidade de Literatura Infantil e Juvenil da editora.

Mell Brites é editora executiva do Grupo Companhia das Letras e mestre em Literatura Brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, selo infantil do grupo, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália), em 2017 e 2019. Ministra um curso livre no Instituto Tomie Ohtake sobre a história da literatura infantil, além de outros cursos esporádicos sobre a infância na obra de Clarice Lispector.

Zeco Montes já foi livreiro e distribuidor, e é um dos pioneiros na cidade de São Paulo em criar livrarias especializadas para crianças e jovens. Continua com seu trabalho de divulgador da literatura infantojuvenil atualmente como editor na Ozé Editora.

Semana que vem tem mais um grande encontro! Dia 13/7, segunda-feira, às 19h, falaremos da produção de conteúdo sobre literatura infantil. Participarão Carol Braga (@conversadequintal), Daisy Carias (@acigarraeaformiga), Helder Guastti (@helderguastti), Jaqueline Prestes (@lendojunto) e Luciana Bento (@amaepreta). Até lá!