Dicas de Livros | Blog A Taba
Rodas de leitura – Livros de Junho do Clube de Leitores A Taba

Rodas de leitura – Livros de Junho do Clube de Leitores A Taba

Inscreva-se gratuitamente nas rodas de leitura online dos livros enviados em junho pelo Clube de Leitores A Taba. Não perca!


Mais uma vez, A Taba realiza rodas de leitura online com as crianças. Leremos, na primeira semana de julho, os livros enviados em junho pelo Clube de Leitores.

Os encontros acontecerão durante quatro dias, sempre às 14h, pela plataforma Zoom, e são gratuitos. Cada dia, uma mediadora da nossa rede fará a leitura e a conversa com as crianças.

Para se inscrever, basta preencher o formulário ao fim deste texto. Você receberá um e-mail com o link para as rodas e e-mails de aviso um pouco antes de cada encontro.

Para acessar o Zoom, basta baixar o aplicativo no celular ou fazer o download no computador (leva menos de dois minutos!).

Nos vemos lá! Confira a programação abaixo.

7/7, terça-feira, às 14h

Céumar e Marcéu

Com mediação de Renata Rossi

Autor: Renato Moriconi
Editora: Jujuba

Desde o título, uma brincadeira com nomes próprios que remetem ao céu e ao mar, o novo livro de Renato Moriconi apresenta ao pequeno leitor o desafio de experimentar novos modos de olhar para o mundo ao seu redor.

Nesta obra, repleta de detalhes, somos chamados a perceber que tanto as palavras, como as ilustrações, podem dizer muito mais do que o que conseguimos apreender em uma primeira leitura.

Explorando um jogo de diferenças e semelhanças entre dois mundos – aparentemente opostos – o autor cria imagens e sugestões que saem do óbvio, construindo uma verdadeira galeria de arte que, certamente, será apreciada muitas e muitas vezes pelos bebês mais curiosos.

8/7, quarta-feira, às 14h

Uma pergunta tão delicada

Com mediação de Laís Froes

Escrito por: Leen Van Den Berg
Ilustrado por: Kaatje Vermeire
Editora: Pulo do Gato

A vida é cheia de perguntas delicadas. E, muitas vezes, precisamos da ajuda de amigos para procurar as melhores respostas.

Nesse livro, o elefante sobe até o topo de uma pequena colina e compartilha uma dúvida sua. Rapidamente, princesas, pedras, ursos, estrelas, a Lua e até mesmo o Sol vão compartilhando suas experiências para tentar ajudá-lo, enquanto a formiga registra tudo. E nessa rica troca, não só o elefante, mas também os leitores serão presenteados com toda a beleza que o amor pode revelar em suas diferentes manifestações.

9/7, quinta-feira, às 14h

O paraíso são os outros

Com mediação de Érica de Faria

Autor: Valter Hugo Mãe
Editora: Biblioteca Azul

Valter Hugo Mãe tem nos presenteado com uma obra extensa e incrivelmente poética. Este pequeno livro é mais um exemplo de sua escrita de estilo tão marcante, aparentemente simples e de extrema delicadeza.

Para nos falar sobre a ideia de que o paraíso são os outros, o autor escolhe uma narradora que, ainda menina, nos fala de suas percepções sobre o amor. E são muitos os amores que ela observa a partir de sua experiência: casais de homens e mulheres, de animais, de pessoas mais velhas, apaixonadas; de mães, pais e filhos e outras tantas possibilidades imaginadas.

As ilustrações, também feitas pelo autor, acompanham a leveza do texto, como uma espécie diferente de escrita – conferindo ainda mais poesia ao livro.

10/7, sexta-feira, às 14h

Os reis do parquinho

Com mediação de Isadora Freire

Autor: Joseph Kuefler
Editora: Globo Livros

O parquinho e alguns espaços coletivos de brincar, são sempre lugares onde muitas emoções estão em jogo. Nele, amizades são firmadas, brincadeiras inventadas e, também alguns conflitos são criados.
Em Os reis do parquinho, os leitores são chamados a participar de um dia na vida de um grupo de crianças em um espaço cheio de possibilidades de diversão e entretenimento: escorregadores, gangorras, gira-gira e muito mais.

No entanto, todos esses brinquedos podem não parecer suficientes, quando um menino e uma menina iniciam uma disputa para tornarem-se reis deste lugar e assim possam instituir as suas regras e vontades na brincadeira.

E agora, o que fazer? Obedecer às ordens dos reis do parquinho ou procurar outros espaços de liberdade?

Qual será a escolha das crianças nesta história?