Dicas de Livros | Blog A Taba
Grande encontro da Taba reúne produtores de conteúdo sobre livros infantis

Grande encontro da Taba reúne produtores de conteúdo sobre livros infantis

Confira a conversa com cinco diferentes produtores de conteúdo sobre livros infantis, promovida pelo Clube de Leitores A Taba


Hoje aconteceu o último Grande Encontro do Clube de Leitores A Taba! E o tema foi: produção de conteúdo sobre livros infantis.

Afinal, por que falar sobre esse assunto? Quais valores seguir? O que funciona e o que não funciona no dia a dia desse trabalho?

Para discutir essas questões, convidamos Carol Braga (@conversadequintal), Daisy Carias (@acigarraeaformiga), Helder Guastti (@helderguastti), Jaqueline Prestes (@lendojunto) e Luciana Bento (@amaepreta).

Confira como foi a conversa abaixo:

Carol Braga é idealizadora do Conversa de Quintal, mineira de nascimento e criação e Campineira por adoção. Pedagoga de formação e livreira de coração. Especialista em Educação Infantil pela METROCAMP-Campinas, com experiência há mais de 15 anos em sala de aula como professora e mediadora de leitura. Estudiosa e curiosa do livro ilustrado, atualmente trabalha como mediadora de leitura e formadora de educadores em escolas, impulsionando uma educação mais criativa e assessorando professores na elaboração e desenvolvimento de projetos literários. É casada com o Rafael e mãe do Miguel, de 6 anos.

Daisy Carias nasceu em Curitiba, Paraná, Brasil. É formada em jornalismo pela UFPR e pós-graduada em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. Cursa Pós Graduação em Literatura para Crianças e Jovens no Instituto Vera Cruz em São Paulo. Apaixonada por literatura infantil, é autora do blog A Cigarra e A Formiga, onde compartilha dicas de leitura com pais, mães e outros apaixonados. Há um ano, lançou o Selo da Cigarra em parceria com a Editora Amelì.

Helder Guastti é graduado em pedagogia, apaixonado por crianças e por literatura de qualidade. Atua como Coordenador Pedagógico na cidade de João Neiva, Espírito Santo. Quando pequeno, o professor passava seu tempo livre frequentando a Biblioteca Municipal de João Neiva e sempre teve o desejo de possuir uma biblioteca própria, porém, não tinha condições suficientes de adquirir livros e montar um acervo próprio. Depois de adulto, montou uma biblioteca particular e decidiu, junto com sua mãe, abri um espaço de leitura em sua própria casa, aberto às crianças do seu bairro: o Confabulando. Atualmente, o espaço se amplia também pelo trabalho que realiza em seu perfil no Instagram.

Jaqueline Prestes é formada em Letras e apaixonada por livros, gibis, revistas, etc., desde criança… Acredita que o incentivo à leitura é uma das melhores lembranças (e heranças) que os pais podem proporcionar a seus filhos. Essa crença deu origem ao blog e Instagram Lendo Junto no qual Jaqueline compartilha novidades, dicas e tudo o mais que envolva o universo da literatura e leitura infantojuvenis, de forma que os pais/responsáveis ou cuidadores das crianças possam encontrar estímulo para desenvolver a leitura junto aos seus pequenos leitores… 

Luciana Bento é criadora do blog  A mãe preta, no ar desde de 2014. Ela se se define como mulher, negra, mãe, esposa, cidadã, professora, pedestre, motorista, filha, cientista social, mediadora de leitura, estudante, livreira, neta, ouvinte, madrinha, consumidora, vizinha, telespectadora, leitora, amiga, consultora, militante,  blogueira… Todas elas juntas num só ser. Em seu blog e também em seu Instagram, compartilha suas pesquisas e achados sobre a criação de meninas negras em um mundo machista.