Eu sou Macuxi e outras histórias
Com as histórias da avó, Julie se compreendeu indígena e buscou entender a estrutura de pensamento ameríndia.
Descendente do povo Macuxi, que habita a região fronteiriça entre o Brasil e as Guianas, Julie Dorrico traçou sua própria jornada em busca de sua ancestralidade e autoconhecimento. Foi ouvindo as histórias da avó que Julie se compreendeu indígena e buscou entender a estrutura de pensamento ameríndia, tão diferente da ocidental. A jornada pessoal, lindamente representada pelo livro que você tem em mãos, abriu caminhos para que Julie se tornasse uma pesquisadora da literatura indígena brasileira: além de escritora, Julie é doutoranda de Teoria Literária pela PUCRS e tem uma rica produção de artigos sobre o tema. Conheça mais sobre seu trabalho de divulgação da literatura indígena assistindo à palestra “A Literatura Indígena: conhecendo outros brasis” no YouTube.
Por que escolhemos o livro “Eu sou Macuxi e outras histórias” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
Conhecer-se é um deixar vir, preencher de significado e sentido os espaços pessoais que nem mesmo sabíamos estar vazios. Reconhecermo-nos como brasileiros é também compreender a herança indígena que habita em nós, mesmo nos ambientes urbanos, brancos, que parecem tão distantes dos povos ancestrais.
Eu sou Macuxi e outras histórias foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (13-14 anos) em maio.