Dicas de Livros | Blog A Taba
Eu também – Material do professor

Eu também – Material do professor

Lipe e Tuca fazem muitas coisas, vivem aventuras incríveis como salvar o mundo, investigar mistérios e também disputar o mesmo brinquedo.


Eu também: material do professor

Autora: Patricia Auerbach

Ilustrador: Isabela Santos

Editora: Companhia das Letrinhas

O que dois irmãos podem fazer juntos? Lipe e Tuca fazem muitas coisas, vivem aventuras incríveis como salvar o mundo, investigar os grandes mistérios da vida animal e também disputar o mesmo brinquedo. Já viveu algo semelhante com um irmão, uma irmã ou com um amigo ou amiga que gosta muito? 

Ao mesmo tempo que os irmãos se divertem também rola uma briga, mas quando se separaram um sentimento inesperado surge. Você é capaz de imaginar qual será? O reencontro é emocionante e o jeito que cada um escolhe para expressar o amor que tem pelo outro levará o leitor a se encantar ainda mais com a história. Vale destacar as ilustrações, feitas com tinta e com muita vivacidade, típica da infância.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

BNCC – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI01EF08) – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.). 

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

(EI01EF06) – Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

Objetivos desta proposta:

Espera-se que as crianças possam:

– apreciar a história, se divertir com os irmãos personagens e com as experiências vivida por eles;

– comentar ou expressar suas impressões por meio de gestos, balbucios e palavras;

– antecipar algumas respostas dadas pelos personagens, principalmente, a que dá nome ao livro (Eu também!)

Lendo com as crianças

Nesta etapa do ano, pode ser que consiga organizar pequenos grupos de crianças para lerem e apreciarem o livro juntos. Sabemos o quanto é importante uma proximidade maior dos bebês com o adulto, por isso avalie a melhor configuração para esse momento. 

Para ler Eu também! é imprescindível que as crianças vejam as ilustrações ao mesmo tempo que ouvem a história, isso porque as imagens vão revelando novas nuances, outras compreensões, como é o caso de algumas passagens da história:

“O Lipe é um rei corajoso. O Tuca também” (p. 10 e 11)

No primeiro caso, Lipe é um rei de um castelo enorme, que chega nas nuvens; enquanto que Tuca é o rei da floresta, sua imagem lembra um leão, com uma grande juba. 

O mesmo ocorre em outros trechos:

“E se o Lipe vai salvar o mundo, o Tuca vai salvar também!”

Neste caso, Lipe está com uma capa de super-herói, brincando, já Tuca está salvando um gatinho que está com medo de descer da árvore. 

Olhar cada detalhe e instigar as crianças a comentarem, a colocarem suas impressões sobre o texto em comparação com as ilustrações é o que se espera desse momento. 

Há uma constância a cada página dupla no fato de os meninos estarem sempre juntos, valendo uma observação para pensarem que o que um faz o outro faz também. A repetição de também ao longo da narrativa permite as crianças anteciparem e participarem da leitura no momento em que a palavra é pronunciada. 

Não deixe de chamar atenção para as expressões faciais, as características de cada irmão, destacar os momentos em que brincam juntos e também aqueles em que brigam, essa passagem, em especial, contribui para as crianças entenderem melhor o desfecho da história. 

Tuca vai dormir na casa de um amigo, a separação dos irmãos provoca um sentimento bom: a saudade. O reencontro ratifica o amor entre eles, Tuca diz “eu te amo” e a resposta de Lipe foi diferente dessa vez, ele fez um desenho. O que ele representa? Conversar como vemos o amor no desenho que Lipe fez pode ser um bom momento de troca e interação entre a turma. Podemos esperar que as crianças, na virada da página, digam “eu também”, assim como o título e o que aconteceu em cada passagem da história. 

Um desdobramento possível  

As histórias são ótimas fontes de inspiração para as brincadeiras das crianças. No livro há muitas possibilidades, visto que os irmãos Tuca e Lipe aproveitam o dia brincando muito. Que tal observar o que mais chama atenção de sua turma e propor um canto de brincadeira como os irmãos da história? Disponibilize alguns brinquedos e materiais diversos, deixe o livro exposto perto deste canto, e os convide para brincar com você. Com certeza, vai ser um momento inesquecível.