Faca sem ponta, galinha sem pé
Partindo do dito popular “homem com homem, mulher com mulher”, Ruth Rocha narra a história de Pedro e Joana, dois irmãos em pé de guerra. Tudo porque ela, Joana, gostava de fazer “coisas de menino”. No entanto, ela caçoava do irmão porque ele gostava de ver novelas e chorava ao ver filmes.
Resenha
Partindo do dito popular “homem com homem, mulher com mulher”, em Faca sem ponta, galinha sem pé Ruth Rocha narra a história de Pedro e Joana, dois irmãos em pé de guerra. Tudo porque ela, Joana, gostava de fazer “coisas de menino”. No entanto, ela caçoava do irmão porque ele gostava de ver novelas e chorava ao ver filmes. Tudo muda quando os dois passam por baixo de um arco-íris, transformando-se, assim, em Joano e Pedra.
Com essa divertida história, a premiada autora Ruth Rocha discute a questão do gênero, mostrando aos leitores que as coisas de menino e menina, na verdade, são coisas de todos nós. As ilustrações, divertidíssimas, são de Suppa, que dão um colorido alegre à narrativa.
Trecho do livro Faca sem ponta, galinha sem pé
“– Homem é assim mesmo! Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde. Agora, homem quando chora é de ódio… Pedro ficara furioso, queria bater na irmã.” P. 8
Livro: Faca sem ponta, galinha sem pé
Escrito por: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Ilustrado por: Suppa