Gordon e Tapir – Material do Professor
Acesse as as orientações para o trabalho com a leitura do livro Gordon e Tapir no Material do Professor especialmente elaborado pela Taba.
Gordon e Tapir
Sebastian Meschenmoser
Editora WMF
Até que ponto a convivência resiste às diferenças?
Gordon: está cansado de tanta bagunça na sua casa: a louça está acumulada na pia, o papel higiênico enrolado por toda a sala, frutas espalhadas pelo chão… Tudo uma verdadeira bagunça!
Tapir, por sua vez, também não gosta da mania de organização do amigo, tampouco do cheiro ruim de seu lixo.
E agora: como resolver esse impasse?
Com ilustrações que complementam o texto escrito e dão destaque para os costumes de cada personagem, este livro vai abrir espaço para muitas conversas entre os leitores.
Mergulhe na leitura, começando a explorar desde a guarda do livro (a primeira página assim que abre a capa), passando pelas cores na composição da narrativa e chegando aos detalhes de cada ilustração. Você vai se apaixonar pela linda história de amizade vivida pelos queridos Gordon e Tapir!
BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Objetivos desta proposta
Espera-se que as crianças possam:
- Apreciar uma história, observando os efeitos produzidos pela complementariedade de ilustração e texto;
- Comentar suas impressões sobre a amizade entre uma anta e um pinguim e as diversidades que isso pode provocar;
- Observar o efeito das cores utilizadas de acordo com a passagem do enredo;
- Ouvir os colegas e considerar a opinião deles em seus comentários.
A proposta – Leitura em voz alta pelo professor/a e conversa apreciativa
Lendo com as crianças o livro “Gordon e Tapir”
Comece a leitura explorando a capa pelo título e pelos personagens que aparecem. Instigue as crianças a descobrir quem é Gordon e quem é Tapir e, em seguida, leia a quarta capa para que possam checar quem é cada um.
Ajude-as a notar que a história começa logo que abre a capa, na guarda do livro. A narrativa inicia somente com ilustração e continua na folha de rosto e é possível perguntar:
– Qual é o problema que Gordon está enfrentando?
– Vocês observaram a imagem que tem na porta do banheiro? O que ela representa?
Avance na leitura para que observem que foi Tapir quem usou o papel e o espalhou por toda a sala. Embora o cômodo da casa tenha objetos típicos de um lar, a cena mais parece uma selva, como se o papel higiênico fossem cipós. As diferenças entre um pinguim e uma anta começam logo a parecer. Na história, Gordon é organizado e Tapir muito bagunceiro. E essas marcas podem ser discutidas a partir do sentido da palavra selvagem:
– Gordon comenta que Tapir não é um animal selvagem. O que ele quer dizer com isso? Podemos confirmar essa ideia na ilustração?
Toda a situação enfrentada pelos dois personagens gera uma briga. É muito interessante, do ponto de vista artístico, observar como é representado o desentendimento entre Gordon e Tapir. Além deles ficarem a maior parte do tempo na cama, desanimados, a cor das cenas é cinza. Instigue as crianças a comentar como essa cor impacta o leitor. Ouça o que comentam e instigue-os a pensar que o cinza pode estar ligado a um dia sem cor e ao humor e ânimo dos personagens.
Por fim, a amizade é retomada e podemos notar que Gordon frequenta a casa de Tapir aproveitando, inclusive, festas com muita bagunça. O que podemos pensar com isso? Quais ideias surgem quando vemos o pinguim com muito papel higiênico enrolado em sua cabeça? Justamente o papel que foi o motivo da briga ter começado?
A história ainda apresenta uma cena final, na guarda que termina o livro, com todos os outros pinguins observando o cacto dado por Tapir a Gordon. É fácil notar que há um pinguim faltando. Quem será? Por que os demais olham tanto a planta?
Um espaço dialógico é sempre aquele permeado de impressões e pontos de vistas. Articular os comentários de cada um e provocar com perguntas que ajudem a pensar e avançar na compreensão é o principal objetivo desse momento.
Um desdobramento possível para a leitura do livro “Gordon e Tapir”
A amizade de um pinguim com uma anta não é nada comum. Proponha aos estudantes que resgatem na memória outros livros que apresentam a amizade entre dois seres tão diferentes, como em O leão e o pássaro, Ed. Positivo, e O peixe e a passarinha, ed. Cia das Letrinhas. Com isso, é possível estabelecer relações entre as distâncias e proximidades entre esses animais personagens.
Outra possibilidade é convidar os estudantes a criar dois personagens como Gordon e Tapir, descrevendo suas características físicas e psicológicas. Com isso, eles poderão até criar uma breve narrativa envolvendo os personagens e contar para os demais colegas da turma.