Dicas de Livros | Blog A Taba
Lengalenga – Material do Professor

Lengalenga – Material do Professor

Acesse as orientações para o trabalho com a leitura do livro Lengalenga e conheça algumas das propostas pensadas especialmente pela Taba.


Lengalenga

Quem convive com crianças bem pequenas, sabe bem que todo dia é sempre a mesma lengalenga: acordar, tomar banho, arrumar os brinquedos, almoçar…

Essa sucessão de repetições cotidianas, ao mesmo tempo em que oferece limites e ajuda na construção da rotina, traz segurança para as crianças. Mas, e quando os pedidos dos adultos recebem como resposta sempre um “não”?

Em Lengalenga, Luci Sacoleira diverte os leitores ao retratar momentos com os quais muitas famílias vão se identificar. Afinal, quem nunca enfrentou o desafio de convencer uma criança a seguir uma rotina?

O texto curto, cheio de repetições, provoca o envolvimento dos leitores com a narrativa. E as ilustrações coloridas e repletas de detalhes ampliam o sentido da história.

Um livro para ler, ver e se divertir!

BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Objetivos desta proposta: 

Espera-se que as crianças possam:

  • Acompanhar a leitura feita pelo/a professor/a, apreciar a história e comentar as impressões pessoais;
  • Relacionar os conteúdos da história com a própria vida;
  • Considerar as ilustrações e suas características, como a cor, para a construção de sentidos;
  • Ouvir os colegas.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Lendo com as crianças o livro :Lengalenga

Para despertar o interesse e instigar a curiosidade para a leitura, conte para as crianças que vai ler uma história que tem como personagem um menino da idade delas e que ele faz coisas muito parecidas com o que eles fazem. O que será? Deixe-os falarem o que pensaram e fomente a discussão explorando a capa. O que o menino está fazendo? Alguém já brincou assim como ele? Mas por que o livro chama Lengalenga? Alguém imagina o que é lengalenga?

Ao abrir o livro, na guarda, aparecem vários barquinhos de papel e patinhos, parecendo aqueles de borracha, típicos de banho. Instigue novamente a pensarem o que tem relação com o personagem e o título. 

Enquanto lê o texto é fundamental mostrar as ilustrações, pois elas complementam a narrativa verbal, ampliando as possiblidades de construção de sentido.  Ajude as crianças a observar que quem narra a história é o menino e que algumas respostas aparecem, como balão, tanto na boca dele e da mãe, como na parte do texto.

Explore o cenário da casa, os móveis, a disposição nas páginas, chamando atenção para as cores empregadas com destaque para o laranja e o azul. Ouça o que as crianças comentam, o que chama mais a atenção delas. 

Além disso, converse sobre a tática utilizada pela mãe para conseguir que ele faça o que ela quer. Pergunte:

– O menino não queria tomar banho, o que será que fez ele mudar de ideia?

– Depois ele não queria sair do banho, o que o fez sair de lá?

Sobre o banho, é possível discutir o que o menino faz nele e questionar se as crianças fazem o mesmo, se já brincaram com a espuma do shampoo ou do sabonete, se gostam de brincar com a água. Em seguida, dê destaque em uma passagem da narrativa em está escrito: “Uma gotinha estoura a minha obra.” Mostre a ilustração que acompanha e pergunte:

– O que a gota que está caindo vai provocar?

– No texto está dizendo que estoura a obra, que obra é essa? Como sabemos disso?

Chame atenção para a sequência de quadrinhos com o que o menino está cantando, brincando, fazendo bolinha de sabão. 

Por fim, explore a última cena, quando a mãe diz para o menino que a comida está na mesa e ele diz que não quer comer. Peça que imaginem na resposta que ela daria para ele. Espera-se que seja algo próximo a: “Tudo bem! Não precisa comer nunca mais!; Não coma nunca mais!”

Se achar oportuno, volte a discutir o título e os motivos pelos quais se chama lengalenga.  Abrir espaço para as impressões pessoais das crianças também é fundamental. Escute o que mais gostaram, se costumam agir assim como o personagem, se gostam de brincar no banho, entre outros. 

Um desdobramento possível para o trabalho com o livro Lengalenga

Uma forma de criar uma continuidade para a leitura do livro é listar algumas ações do cotidiano das crianças, comumente realizadas por elas, e pedir que criem alguns diálogos como os que ouviram na história. Uma criança representa a mãe e a outra o menino, e podem criar conteúdos como esse:

Mãe: Já é hora de dormir!

Menino: Não quero!

Mãe: Precisa dormir cedo.

Menino: Não e não

Mãe: Não precisa dormir, fique acordado para sempre.

Menino vai para o quarto: Vou colocar meu pijama.

Depois é só se divertir!