Dicas de Livros | Blog A Taba
O Mundo de Isa – Material do Professor

O Mundo de Isa – Material do Professor

Acesse o Material do Professor para explorar a coleção O mundo de Isa com os bebês, com dicas para leitura, atividades e muito mais!


A gente nem precisa de muito pra embarcar no mundo de Isa! Tudo acontece de um jeito um tanto mágico e natural, como é mesmo o mundo da imaginação e da brincadeira. E assim, entre uma virada de página e outra, o mundo de Isa é nosso também!

A coleção da Editora Peirópolis conta com mais de 30 títulos que brincam com cenários e situações diversas da vida de Isa. Os quatro livros escolhidos pela A Taba, um deles livro-imagem, representam parte desse curioso e divertido conjunto. 

Textos curtos, puxam o fio da narrativa e nos levam para todos os lugares, desde o céu até o fundo do mar! São acompanhados sempre por ilustrações focadas na figura de Isa, que trazem elementos, cores e objetos para serem explorados nas leituras com os bebês. 

BNCC – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI01EF08) – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.). 

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

(EI01EF06) – Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

Objetivos desta proposta de leitura da coleção O Mundo de Isa:

Espera-se que as crianças possam:

– apreciar a história, se divertir com a personagem e com as experiências vivida por ela;

– comentar ou expressar suas impressões por meio de gestos, balbucios e palavras;

– escolher, dentre os quatro livros, aquele que quer ouvir a leitura e demonstrar preferência por algum deles.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

Lendo com as crianças os livros da coleção O Mundo de Isa

Uma boa maneira de iniciar a leitura é deixando os bebês explorarem os quatro livros, para apreciarem a personagem e suas brincadeiras. É uma ótima oportunidade para observar em qual obra demonstram preferência e ser considerada para iniciar a leitura. 

Dê preferência para leituras individuais ou em pequenos grupos, assim pode aconchegar as crianças e permitir que elas fiquem próximas ao livro. 

Isa no quarto escuro é um convite para entrar na brincadeira de sombra. Conseguimos ver o que Isa ilumina, sempre parte de um todo, quase que uma brincadeira de esconder e achar. Sem nenhuma palavra escrita, vemos cenas de brincadeiras comuns dessa fase da vida das crianças, como o uso da lanterna para formar bichos com as mãos. Incentive que se expressem a partir das imagens do livro.

Isa pode ser o que quiser já apresenta um título instigante. O que você quer ser? Isa pode ser o que quiser e você? A cada página, uma nova ideia da personagem, há toda uma caracterização que remete a seus desejos. Ajude os bebês a observarem os detalhes, a caracterização feita de acordo com cada mudança.  

Isa no fundo do mar apresenta muita coisa para o leitor descobrir. Ao explorar, sobretudo, os animais que vivem no mar, a obra faz um convite para investigar junto com Isa o que existe num ambiente tão rico e encantador, que gera muitas curiosidades. Atrelado a isso, acompanha cada imagem um texto com uma descrição que pode contribuir para saber mais sobre cada animal. Observe quais são os preferidos dos bebês.

Isa nas alturas permite ao leitor viajar na imaginação e pensar o que podemos fazer no céu. Isa tem cada ideia genial e mistura desde balões até cavalos alados e tapetes voadores. Convidar as crianças para pensarem nas inúmeras possibilidades que temos nas aventuras aéreas é uma forma de se adentrar ao texto e apreciá-lo.

Ao longo de um período, disponibilize todos os livros para as crianças continuarem lendo e apreciando as histórias. Leia cada um dos títulos mais de uma vez, e observe a reação, as expressões faciais, os gestos, as falas em cada situação. Construa um diálogo com as crianças de modo que amplie a experiência de leitura de todos. 

Um desdobramento possível  

O mundo de Isa propõe muitas brincadeiras em cada um dos quatro livros. Organize cantos em que as crianças possam escolher o que brincar. Inspirado nos livros, disponibilize uma lanterna e alguns brinquedos em um canto, animais (marinhos, de preferência) de brinquedo em outro, fantasias e adereços e, por fim, objetos que possam ser relacionados ao céu. Materiais de largo alcance, ou seja, aqueles que não determinam uma única forma de brincar, como caixas de tamanhos diversos, tecidos, potes, cubos, entre outros, podem provocar ainda mais a imaginação das crianças. Depois disso é interagir com elas fomentado mais o brincar. 

Acesse o site especial da Coleção O Mundo de Isa

Você sabia que, além de produzir uma coleção de livros para bebês com tanto cuidado, a Editora Peirópolis preparou um site especial para os leitores de O Mundo de Isa?

No site, além de conhecer mais sobre a coleção, você pode acessar algumas atividades pensadas especialmente para entreter os bebês e suas famílias.

Acesse o site clicando no botão abaixo:

Um aviso importante!

Excepcionalmente, devido ao formato da coleção de livros, o Mapa de Exploração impresso não foi enviado junto com o kit. Mas, você pode acessá-lo clicando no botão abaixo.