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A extraordinária Jornada de Edward Tulane – 4º ano

A extraordinária Jornada de Edward Tulane – 4º ano

A extraordinária jornada de Edward Tulane é uma história para se aventurar e se entregar ao mundo de um coelho tão profundo e sensível.


A extraordinária jornada de Edward Tulane é uma história daquelas de tirar o fôlego do leitor, que o faz pensar sobre como a vida tem altos e baixos, começos e recomeços.

A narrativa nos ajuda a pensar que a cada novo desafio que enfrentamos é possível sair fortalecido, assim como o protagonista, um coelho de porcelana que atravessa lugares, espaços e o tempo, cada vez com um dono diferente, tendo que viver uma jornada extraordinária, assim como o título já nos informa.

Trata-se de uma história de amor, com encontros e desencontros, com perdas e muita esperança por dias melhores. É uma história para se aventurar e se entregar ao mundo de um coelho tão profundo e sensível.

Kate Di Camillo nasceu nos Estados Unidos e esta obra foi sua quarta publicação. Já Bagram Ibatoulline é russo e nos presentou com uma ilustração que mais parece uma fotografia, de tão realista que é. 

Habilidades da BNCC 

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

 (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Objetivos desta proposta

Espera-se que os alunos possam:

  • Apreciar a jornada do protagonista da história e fazer relação com a própria vida;
  • Observar e analisar os percalços vividos pelo personagem e compreender as relações de causa e consequência;
  • Avançar em suas próprias interpretações a partir dos comentários e opiniões dos colegas;
  • Adotar uma postura crítica frente aos comentários dos colegas para aceitar ou discordar das opiniões emitidas;
  • Buscar indícios nos textos que apoiem a compreensão;
  • Ter preferências a partir de aspectos da narrativa e dos recursos literários e linguísticos empregados.

A proposta – Leitura compartilhada e conversa apreciativa

Lendo com seus alunos

Como se trata de um livro que contém 27 capítulos, é preciso organizar o tempo didático e a modalidade de leitura. A sugestão é intercalar momentos de leitura compartilhada com situações de leitura autônoma, assim garantimos apreciação coletiva e também um espaço para os estudantes se aventurarem em continuar a leitura de alguns capítulos. Ao fazerem isso, podem enfrentar o desafio de compreender por si mesmos e se prepararem para as discussões em classe. É sempre importante retomar os acontecimentos dos capítulos lidos em casa para dar continuidade as discussões e a própria leitura. 

Sugerimos iniciar a leitura na escola com uma apresentação da obra, comentando um pouco sobre a autora e o ilustrador. Informações sobre eles cosntam na orelha final do livro. Aproveite esse momento para apreciar e conversar sobre a capa; a roupa vermelha do coelho se destacando em relação aos outros tons; a casa e seu estilo inglês e, por fim, o título. Para onde esse coelho está indo? O título anuncia uma extraordinária jornada, o que será que vai acontecer com ele? Avance na discussão mostrando a imagem que aparece ao lado da folha de rosto, há alguém sentado na janela, observando lá fora, será que alguém espera por esse coelho que chega? Ou será ele mesmo, que já chegou e está confortavelmente instalado?

Há também uma epígrafe que pode ser discutida antes de iniciar a leitura e depois, pois ela trata da essência desse protagonista. 

“O coração vive se partindo

E por se partir vive.

É necessário

Atravessar a escuridão e a escuridão mais profunda

e não voltar”

– de “The Testing-Tree”, de Stanley Kunitz

O que será que significa atravessar a escuridão mais profunda? O que tem esse texto a ver com a história de Edward Tulane?

Além de apreciarem a obra durante a leitura, a partir dos acontecimentos vividos por Edward Tulane, os demais personagens que aparecem na vida do coelho, os lugares pelos quais ele passa, vale discutir a construção da personagem ao longo da narrativa. É possível perceber que Edward vive uma grande mudança física e, sobretudo, psicológica, ele se transforma porque passa a ter sentimentos humanos: medo, raiva e até o amor, esse sentimento que pode doer e confundir a todos. 

Para discutir isso, vale uma conversa sobre como o coelho é descrito e apresentado ao leitor pelo narrador, logo no primeiro capítulo. Ele é de porcelana, todo refinado, com um nome pomposo e possui um guarda-roupa com peças ricamente ornamentadas. Ademais, é um coelho pensante e “se achava um tipo excepcional” (p. 6). Essa caracterização é importante para conversar sobre como todos os acontecimentos vividos por ele contribuem para sua mudança. 

Já no final do capítulo 6, quando ele é jogado ao mar e chega ao fundo, há uma passagem que revela o início de sua transformação: “e lá, com a cabeça enfiada no lodo, ele sentiu sua primeira emoção autêntica e verdadeira. Edward Tulane sentiu medo.”  (p. 50)

Os muitos desencontros, as perdas constantes fazem com que Edward sinta tristeza, uma dor dentro de si. Isso pode ser retomado no trecho do capítulo 14, quando diz: 

“Quantas vezes ainda terei de partir sem poder me despedir?”, pensou Edward.

Um grilo solitário começou a cantar.

Edward ouvia.

Sentia uma dor funda dentro de si mesmo.

Desejou ser capaz de chorar.” (p. 110)

E mais adiante, enfim, quando pensou ter visto Pelegrina, a avó de Abilene, sente o amor. 

“Olhe para mim”, ele lhe disse. Seus braços e pernas se contraíram bruscamente. “Olhe para mim. Seu desejo se realizou. Aprendi a amar. E é uma coisa terrível. Estou arrebentado. Meu coração está em frangalhos. Ajude-me.” (p. 153 e 154)

É possível perguntar aos estudantes:

  • Por meio dessas passagens que relemos, o que está acontecendo com Edward Tulane?
  • O que você pensa a respeito do que ele diz sobre o amor? Amar é uma coisa terrível? 
  • O coelho passa a se emocionar, a ter sentimentos, como isso ocorreu? O que faz você pensar assim?

Para saber mais:

Segundo a especialista Nikolajeva, Edward Tulane é uma personagem dinâmica, ou seja, se transforma ao longo da narrativa e isso confere uma complexidade maior à obra, visto que é preciso compreender os motivos pelos quais a fazem mudar e como essa transformação ocorre. 

O desfecho da história é outro trecho importante de ser discutido, ele é surpreendente pelo reencontro com Abilene, tantos anos depois, junto a sua filha que busca uma boneca. Assegurar  momentos antes da leitura do último capítulo para anteciparem qual seria o destino de Edward Tulane pode ser bastante oportuno para os estudantes mobilizarem estratégias de leitura como a antecipação que, longe de ser pura adivinhação, permite uma busca ativa por indícios no texto que  podem ser fonte para  tecerem seus comentários. Depois da leitura, vale uma conversa para saber se esperavam por aquele final, o que acharam sobre ele e até mesmo para hipotetizar como seria a nova vida do coelho de volta à sua primeira dona.

Um desdobramento possível

A extraordinária jornada de Edward Tulane merece ser recomendada para outros leitores, por esse motivo propor a escrita de uma indicação literária ou a produção de um podcast/vídeo pode ser uma ótima oportunidade de os estudantes destacarem recursos literários discutidos ao longo da apreciação da obra. Para escrever será necessário uma nova conversa a respeito de aspectos da obra que mereçam ser indicados ou que possam embasar os motivos da recomendação. Trata-se de um exercício que contribui, inclusive, para a formação de um leitor mais competente, visto que é necessário analisar e até a acessar camadas mais profundas da narrativa, para compreendê-la melhor e selecionar o que e como indicá-la. Para a produção ocorrer é importante os estudantes conhecerem alguns textos de indicação literária para se familiarizarem com o gênero; destacarem no planejamento da escrita quais recursos serão destacados, quais trechos ou passagens da história merecem ser apresentados; escrever ou gravar a indicação em duplas ou em pequenos grupos, e depois compartilhar a produção com o público definido pela turma. 

Indicadores de avaliação

Ao longo das situações de leitura, alguns indicadores poderão nortear a observação e análises dos avanços de cada estudante em relação a certos comportamentos do leitor. Os estudantes:

– Antecipam e formulam hipóteses sobre a leitura a partir de diferentes informações (ilustrações, paratextos, etc)?

– Participam das conversas expressando os efeitos que a leitura lhes produziu, a partir de uma resposta estética e pessoal?

– Comentam e selecionam trechos ou episódios de seu interesse e fundamentam suas preferências?

– Ouvem a opinião dos colegas e opinam sobre o que ouviram?

– Solicitam ao professor a releitura de passagens do texto com algum propósito específico?

– Confrontam com os colegas distintas interpretações sobre o lido?

Essas questões são as mesmas apresentadas anteriormente, o que vale observar se houve ou não mudanças em relação as leituras já feitas, para analisar os progressos do desenvolvimento dos comportamentos leitores de cada estudante e poder assim contribuir para reorientar a prática pedagógica de leitura.