O pequeno Gui – Material do Professor
Acesse ao material exclusivo preparado pela Taba para apoiar o trabalho dos professores com a leitura do livro “O pequeno Gui”.
O pequeno Gui – material do professor
Mário Ramos
WMF Martins Fontes
Você já parou para pensar no que confere poder a alguém? Será que é o uso de uma coroa?
É isso que Leon, o grande rei da floresta, acredita!
Quando foi coroado se transformou em um monarca cruel, malvado e grande.
Mas, tudo muda quando um outro personagem aparece nesta história – o pequeno Gui: um passarinho que nasceu longe dos reinos de Leon e, por isso, era livre.
Com o questionamento daqueles que sabem voar, Gui pega a coroa de Leon e faz com que ele perca todo seu poder.
Quem é o novo rei agora? Gui entrega a coroa para o porco, mas ele exige que todos só tomem banho uma vez por ano. Isso é coisa para um rei exigir?
O passarinho, então, leva a coroa ao jacaré, ao burro, ao elefante, ao cachorro, à raposa e ao gorila, mas cada um tem desejos que só atendem a eles mesmos.
O que será que eles pediram?
E depois de passar por tantas cabeças, onde será que foi parar essa coroa?
Vocês conseguem imaginar?
A proposta – Leitura compartilhada e conversa apreciativa sobre o livro “O pequeno Gui”
Habilidades da BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
Objetivos desta proposta
Espera-se que os alunos possam:
- Apreciar o livro observando a relação entre textos e imagem, a partir de um olhar aguçado para analisar e se surpreender com os detalhes;
- Voltar a certas passagens da história para apreciar, compreender melhor e relacionar com o que vem antes e depois no enredo;
- Comentar suas impressões a respeito dos acontecimentos da narrativa, inclusive tendo uma postura crítica diante do poder que a coroa outorga aos animais e sua relação com a realidade;
- Ouvir as ideias e impressões dos colegas e relacionar com o próprio ponto de vista.
Lendo com seus alunos o livro “O pequeno Gui”
Logo pela capa, podemos propor uma conversa sobre os personagens e sua relação com o título. É possível antecipar que o pequeno Gui da história é o pássaro, devido seu tamanho em relação ao leão, mas é curioso pensar: o que uma ave tão pequena faz em cima do focinho do rei da floresta? O que vai acontecer com eles? Por que o leão está com uma aparência de bravo?
Ao longo da leitura da história, mostre as ilustrações para que os alunos possam atribuir sentido considerando os elementos das imagens. A fisionomia dos animais, as cores empregadas, a sequência narrativa, entre outros elementos podem estar a serviço da conversa apreciativa que será realizada. Logo de cara, notamos uma transformação na atitude de Leon, o que o fez mudar tanto?
Reler um trecho pode fomentar a discussão:
“Quanto mais malvado,
mais se sentia grande,
Terrivelmente grande.”
– Vamos discutir o que significa ser grande neste trecho? Leon era cada vez mais malvado e o que isso se relaciona com grandeza?
– O que você pensa sobre a lei criada por ele para quebrar as asas dos pássaros?
– Qual a importância do pequeno Gui nessa história?
O fato de a coroa ser mudada de cabeça em cabeça e cada um que a possui decretar algo que faça bem somente a si mesmo, vale a pena provocar uma reflexão sobre o poder. Na história, quem tinha a coroa era o rei.
– Quais pedidos foram feitos pelos animais, em posse da coroa, que provocaram maior estranhamento?
– O pequeno Gui não quis ficar com a coroa, o que será que ele teria feito se a tivesse? E se você tivesse a coroa, o que faria?
Por fim, não fica muito claro o que aconteceu com Leon, depois que Gui tirou a coroa dele. Instigue os alunos a pensar em possíveis desfechos para ele, considerando suas características antes e depois do coroamento.
Um desdobramento possível
Uma brincadeira interessante de se fazer a partir da leitura da história é imaginar outros animais da floresta e pensar em quais decretos fariam se tivessem recebido a coroa do pequeno Gui. Para isso, primeiro organizem uma lista dos possíveis animais, conversem sobre suas características, para depois imaginar algo possível de ser pedido por eles.
Se avaliar que a atividade envolveu os estudantes, a proposta pode passar a ser escrita, de modo que cada criança, dupla ou pequenos grupos, escolha um animal e escreva o decreto que ele faria.
Indicadores de avaliação
Ao longo das situações de leitura, alguns indicadores poderão nortear a observação e análises dos avanços de cada estudante em relação a certos comportamentos do leitor:
– Antecipam e formulam hipóteses sobre a leitura a partir de diferentes informações (ilustrações, paratextos, etc)?
– Participam das conversas expressando os efeitos que a leitura lhes produziu, a partir de uma resposta estética e pessoal?
– Comentam e selecionam trechos ou episódios de seu interesse e fundamentam suas preferências?
– Ouvem a opinião dos colegas e opinam sobre o que ouviram?
– Solicitam ao professor a releitura de passagens do texto com algum propósito específico?
Essas questões são as mesmas apresentadas anteriormente, o que vale observar se houve ou não mudanças em relação as leituras já feitas, para analisar o progresso do desenvolvimento dos comportamentos leitores de cada estudante e poder assim contribuir para reorientar a prática pedagógica de leitura.
Uma dica
Veja que bacana essa narração da história do livro realizada por Agnès Pétreau de la Cie Senna’ga.! Está em francês, mas é muito inspiradora!