Dicas de Livros | Blog A Taba
Grande encontro de ilustradores da literatura infantil

Grande encontro de ilustradores da literatura infantil

Confira como foi o grande encontro com ilustradores promovido pelo Clube de Leitores A Taba, que contou com diferentes profissionais da literatura infantil


Aconteceu hoje o Grande Encontro de ilustradores da literatura infantil, com a participação de André Neves, Ciça Fittipaldi, Fernando Vilela, Graça Lima e Marilda Castanha.

Ali, foi discutida a questão da autoria de livros ilustrados e as maiores inspirações dos artistas ao criá-los.

O grande encontro foi transmitido pelas redes sociais da Taba: Instagram (@atabaleituraemrede), Facebook (@leituraemredelivros) e YouTube.

Confira a conversa completa aqui:

André Neves é natural de Recife e radicado em Porto Alegre. É formado em Relações Publicas, mas o olhar e a arte o levaram à literatura. Hoje, são 25 anos de livros com textos, imagens, alguns prêmios e muitas historias para contar.

Fernando Vilela nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. Além de escritor ilustrador, é artista, designer e educador. Fernando já ilustrou mais de 100 livros em dez países, dentre os quais 26 são com Stela Barbieri e 20 são de sua autoria. O primeiro, Lampião & Lancelote (2006), recebeu em 2007 a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, Itália, e dois prêmios Jabuti. Também realizou exposições de arte e ilustração no Brasil e em diversos países. Possui obras em coleções, como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, e a da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras. Integra a coordenação do Bináh Espaço de Arte, onde também ministra cursos (binahespacodearte.com.br). Seu trabalho pode ser visto no site www.fernandovilela.com.br e no instagram @fe.vilela.

Ciça Fittipaldi é paulistana e vive em Goiás. Ilustradora e autora de livros para crianças, seu trabalho é fortemente marcado pelo interesse nas culturas populares, indígenas, africanas e afro brasileiras.

Recebeu o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro em 1988, 1990 e 2014.

Tomou parte do júri da Bienal de Ilustrações de Bratislava em 2009 e do Prêmio Jabuti em 2015,2016 e 2018. Foi a indicada brasileira pela IBBY / FNLIJ ao prêmio Hans Christian Andersen – Ilustração, em 1994, 2016, 2018, 2020.

É mestra em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás – UFG, onde foi responsável pelas disciplinas de Desenho, Ilustração e Design Editorial no curso de Design Gráfico da Faculdade de Artes Visuais, de 1993 a 2018. Participou como consultora de arte e educação para o referencial PNUD / MEC – Parâmetros para a Educação Escolar Indígena, nos anos 90, atuando em seguida na formação de professores indígenas do Tocantins e na Licenciatura Indígena da Universidade Federal de Roraima, Núcleo Insikiran, respectivamente nas décadas de 1990 e 2000.

Atualmente está ligada ao projeto Salvaguarda Patrimonial Iny-Karajá através do Museu Antropológico da UFG, ao projeto de valorização da cultura do Guaraná com as comunidades Sateré Mawé e colabora com o Programa de Pós graduação da UNESP – SP, Artes Visuais / Ilustração.

Graça Lima é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Design pela PUC/RJ e Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ. Trabalha com ilustração de livros Infantis desde 1990 tendo mais de 100 livros com seu traço. Recebeu vários prêmios com seu trabalho, entre eles: 4 prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, diversos prêmios da FNLIJ. Teve livros indicados entre os 30 melhores do ano em 2012 e 2013, pela Revista Crescer. Recebeu a menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha por 9 de seus trabalhos e em 2017 o livro Boca da Noite com seus desenhos recebeu a estrela de prata do Prêmio Peter Pan, na Suécia. Participou de exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Atualmente é professora da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Belas Artes. Em 2011 o livro “Mil e uma estrelas” (Ed. SM) foi selecionado para a listaWhite Ravens, da Biblioteca de Munich. E entre os prêmios recebidos destacam: o Jabuti de Ilustração, (2000 e 2011)e o Nami Concours, (2017) na Coreia do Sul com o livro “Sem Fim” (Ed. Positivo). Hoje vive e trabalha, como autora e ilustradora de livros para a infância, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Leia também:

E-book grátis: 50 livros-imagem para leitores de todas as idades