Dicas de Livros | Blog A Taba
Grande encontro sobre poesia infantil

Grande encontro sobre poesia infantil

Confira mais um grande encontro da Taba sobre poesia infantil, com os autores Edimilson de Almeida, Lalau, Leo Cunha, Lúcia Hiratsuka e Selma Maria Kuasne


Aconteceu hoje mais um Grande Encontro da Taba! Hoje conversamos sobre poesia infantil com Edimilson de Almeida Pereira, Lalau, Leo Cunha, Lúcia Hiratsuka e Selma Maria Kuasne.

Os autores falaram sobre suas motivações para escrever poesia, suas inspirações na infância que viveram, e como esse texto circula na escola e em outros ambientes.

O grande encontro foi transmitido pelas redes sociais da Taba: Instagram (@atabaleituraemrede), Facebook (@leituraemredelivros) e YouTube.

Assista à conversa completa:

Edimilson de Almeida Pereira é mineiro, poeta, ensaísta e professor de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui uma obra extensa e múltipla, com publicações nas áreas de poesia, literatura infanto-juvenil e ensaio, na qual se destacam Os reizinhos de Congo (2004) e O primeiro menino (2013) – e Poemas para Ler com palmas (2017).

Lalau é paulista Bairro do Cambuci,  começou a escrever para crianças incentivado pelo seu grande mestre José Paulo Paes – um dos maiores poetas brasileiros. Formado em Comunicação Social, Lalau atua como publicitário, trabalhando também com desenho e computação gráfica. Já publicou mais de vinte livros, sempre em parceria com Laurabeatriz. Algumas de suas obras receberam importantes reconhecimentos, como o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ.

Leo Cunha estudou jornalismo e depois se especializou em literatura infantil. É professor universitário desde 1997, na PUC-Minas (pós-graduação) e no UniBH. Fez Mestrado em Ciência da Informação e Doutorado em Artes, ambos pela UFMG. É também tradutor, compositor e dramaturgo. Vem trabalhando na área desde 1991, quando publicou a sua primeira história. Hoje, tem mais de 60 livros publicados, a maior parte para o público infantil e juvenil, e recebeu importantes reconhecimentos por várias de suas obras.

Lúcia Hiratsuka é paulista, da cidade de Duartina, interior de São Paulo. Cursou a faculdade de Belas Artes e, em 1988 recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Educação de Fukuoka no Japão, onde dedicou-se a estudar os livros ilustrados. É autora de diversos livros para crianças, pelos quais recebeu importantes prêmios como o Jabuti de ilustração e Melhor Reconto FNLIJ em 2008, além de vários selos Altamente Recomendável. Seu livro Orie (Pequena Zahar, 2014) foi eleito o Melhor Livro para Crianças da FNLIJ/2015 e escolhido para o catálogo White Ravens da Biblioteca de Munique e para a Lista de Honra FNLIJ-IBBY/2016. Seu livro “Chão de Peixes” – de haicais – recebeu o 1º lugar no Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, Cátedra da Unesco e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

Selma Maria é multiartista. Formada em artes visuais é escritora, atriz performática, criadora de objetos e exposições que brincam com a palavra. Também pesquisa brinquedos e durante uma das suas viagens pelo Mato Grosso do Sul visitou o poeta Manoel de Barros que lhe deu uma lição de casa: vai ser escritora. Com esse belo empurrão amigo, ela fez 20 livros, alguns com premiações e selos da FNLIJ. É idealizadora do Nutrir a Infância, projeto que alimenta as crianças com palavras. 

Leia também:

10 motivos para ler poemas para crianças

60 livros de poemas infantis para qualquer idade