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Histórias tecidas em seda – Material do Professor

Histórias tecidas em seda – Material do Professor

Em “Histórias tecidas em seda”, Lúcia Hiratsuka registra três histórias muito antigas, que conheceu em sua infância, em uma bela obra.


Histórias tecidas em seda

Autora: Lucia Hiratsuka

Editora: Cortez

Lúcia Hiratsuka consegue, com sua maestria, registrar três histórias muito antigas, que conheceu em sua infância, em uma bela obra com vivas imagens e um texto poético. O mundo oriental é representado com respeito a cultura japonesa e a importância dos antepassados, ao mesmo tempo que os personagens transbordam uma confiança muito forte na vida.  

Em O Pássaro do poente, uma mulher tece os mais lindos tecidos, como ela faz isso? Em Hachikazuki, uma menina vive com um vaso na cabeça, colocado por sua mãe antes de falecer, dizendo que isso lhe traria felicidade, mas como isso vai acontecer? Em Tanabata, um camponês se apaixona por uma jovem mulher que vive em um reino no alto das nuvens, como viver junto dela? 

Perguntas que nos deixam cheio de curiosidades para saber o que acontece em cada uma dessas histórias e, com certeza, as respostas irão impactar todos os leitores. 

A proposta – Leitura em voz alta pelo professor/a do livro “Histórias tecidas em seda”e conversa apreciativa

BNCC – objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Objetivos desta proposta

Espera-se que as crianças possam:

  • Apreciar uma história, observando os efeitos produzidos pelas ilustrações e pelo texto;
  • Conhecer mais a cultura japonesa por meio de histórias de tradição oral, reconhecendo seu valor artístico.
  • Ouvir os colegas e considerar a opinião deles em seus comentários. 

Lendo com as crianças o livro “Histórias tecidas em seda”:

Apresente o livro “Histórias tecidas em seda” para as crianças comentando que a leitura vai permitir que entrem no universo da cultura japonesa. Por meio dessa informação, instigue-os a anteciparem o que podem encontrar nas histórias que compõem o livro. Essa é uma estratégia leitora que todos os leitores proficientes utilizam, antecipar pelo título, pela autora e pelas ilustrações o conteúdo temático da obra. Instigue as crianças a comentarem também o que já conhecem sobre tal cultura, recuperando o repertório de histórias já lidas, se for o caso. 

Mostre o sumário do livro e pergunte para as crianças quem sabe sua função no livro, depois de ouvi-los, diga que a obra tem três histórias, combinando uma agenda de leitura com eles. 

Para todas as histórias lidas, é possível discutir:

– O que conhecemos da cultura japonesa ao ler essa história? 

– O que as imagens nos contam sobre o ambiente, o vestuário e os costumes locais?

– A autora utiliza algumas palavras japonesas ao longo das narrativas, você sabe o que elas significam? 

– Conhece o que é um glossário? No final do livro há uma explicação em português para cada palavra escrita em japonês. Vamos ler e saber o significado da palavra que procuramos?

Como sugestão de encaminhamento, durante a história de O Pássaro do poente, pare no momento em que Otsû vai para o quarto tecer e diz que Yosaku não pode vê-la por três dias. Pergunte o que será que ela está fazendo lá dentro e o motivo pelo qual Yosaku não pode entrar no cômodo.  Depois de ouvir as crianças, continue a leitura. Era o que esperavam? Após saberem que Otsû fez o tecido mais lindo que poderia se imaginar, o que pensaram a respeito disso? Foi mesmo ela quem fez?

Continue a leitura e pare novamente quando Yosaku quer espiá-la. Pergunte se acham uma boa ideia e o que pode acontecer se ele olhar dentro do quarto. O que ele vai encontrar? No final da leitura, retome o título do conto e pergunte: Por que essa história chama O pássaro do poente?

Em Hachikazuki não deixe de explorar o papel da madrasta na história e fazer possíveis relações com outras histórias conhecidas, como Cinderela e Branca de Neve, por exemplo. Além disso, o papel da mãe na vida da menina e a importância do vaso na cabeça dela. Como ele poderia trazer felicidade? Antecipar essa resposta e depois conversar sobre ela após a leitura final do conto pode ser um momento rico de discussão e reflexão. 

Em Tanabata pode ser interessante conversar sobre a atitude do camponês ao esconder o manto da jovem celeste que a impedia de voltar para seu reino e como as atitudes humanas, como comer a melancia, eram incompatíveis com a vida de Tabanata. De todo jeito, o amor que sentiam fez com que uma solução fosse encontrada. As crianças gostaram dessa solução? O que pensaram sobre isso? Teriam outras alternativas? Quais?

Depois de ler as três histórias, abra um espaço para comentários sobre a preferência leitora, o que mais chamou atenção de cada criança. Além disso, retome o título do livro e questione por que se chama “Histórias tecidas em seda”? 

Leia também “Um pouco mais sobre as histórias” e pare para conversar a cada pergunta ou conjunto de questões feitas.  Sabemos que é por meio da conversa que o professor pode conhecer o que as crianças pensam ao mesmo tempo que é um momento privilegiado para cada um se beneficiar-se da competência do outro e ampliar a compreensão leitora.  Estamos formando assim uma verdadeira comunidade de leitores na escola. 

Um desdobramento possível

Os livros selecionados para este mês tiveram como grande propósito oferecer ao leitor a oportunidade conhecer diferentes culturas. Uma possibilidade de trabalho que complemente a história pode ser de investigar para saber mais sobre alguns aspectos tratados na obra, dentre eles: as tradições japonesas, os costumes dos povos antigos e dos atuais, as histórias tradicionais do folclore japonês, entre outras.

Esse estudo pode resultar em um painel da turma para compartilhar com a comunidade escolar o que descobriram. Como outros anos escolares também estão lendo livros que abordam distintas culturas, o resultado das pesquisas pode configurar uma verdadeira mostra dos trabalhos.

Assista no vídeo, a própria autora contando um dos contos do livro “Histórias tecidas em seda”: