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O muro – Material do Professor

O muro – Material do Professor

Acesse aqui Material do Professor para o trabalho com a leitura compartilhada do livro “O muro: crescendo atrás da cortina de ferro”.


Neste livro, Peter Sís – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen em 2012 –  conta a história da repressão comunista até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Utilizando desenhos, relatos pessoais e dados históricos, o autor apresenta uma ampla visão sobre a vida na Alemanha na segunda metade do século passado.

Quando sonhar parecia impossível e quase tudo era proibido, Peter Sís encontrou uma forma de sobreviver registrando suas ideias em textos e desenhos repletos de poesia e humor, compartilhando-os com os jovens leitores deste premiado livro.

Utilizando diferentes recursos visuais, o autor criou uma obra que possibilita inúmeras leituras para descobrir cada uma das pistas escondidas nas incríveis imagens produzidas pelo autor.

A proposta – Leitura compartilhada e conversa apreciativa

Habilidades da BNCC 

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. 

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Objetivos desta proposta de leitura do livro “O muro: crescendo trás da cortina de ferro”

Espera-se que os alunos possam:

  • Ler, acompanhar a leitura e apreciar as distintas passagens da história, sem perder o fio condutor da narrativa;
  • Compreender as duas narrativas existentes no livro, que se entrecruzam com a história do protagonista, avançando nos conhecimentos sobre dados da História;
  • Observar a relação de complementariedade existente entre a ilustração e o texto e como essa característica contribui para a construção de sentidos;  
  • Observar o conteúdo das ilustrações e os efeitos que produz em si e nos colegas; 
  • Comentar os episódios narrativos, dando opinião e fazendo uma análise crítica a certos acontecimentos, considerando a linguagem literária e os efeitos produzidos pelos recursos linguísticos;
  • Ouvir os comentários dos colegas e se posicionar criticamente diante deles.

Lendo com seus alunos

Para ler O muro, crescendo atrás da Cortina de Ferro é preciso contextualizar o período histórico que trata a obra. Os paratextos, ou seja, as orelhas do livro, a quarta capa, a guarda com o mapa-múndi, a introdução e o posfácio trazem informações preciosas que contribuem para a compreensão do contexto em que Peter Sís narra essa história.  Atrelado a isso, saber mais sobre o autor, dará chances aos estudantes compreenderem que se tratam de acontecimentos reais que aconteceram ao longo da infância dele. Há um limite tênue entre ficção e realidade e essa questão pode ser abarcada na conversa que se fará sobre a história, inclusive, porque é um conteúdo literário importante de ser desenvolvido. 

O texto que narra a história do personagem: ele adora desenhar e esse possibilidade que o salva de um período tão difícil vivido. Mas, por um tempo, teve que colocar no papel somente o que mandavam no colégio. Essa parte da narrativa traz uma perspectiva histórica, do ponto de vista infantil que não compreende tudo o que de fato acontece no lugar em que vive. No entanto, o leitor pode saber mais porque há nas cenas ilustradas e nos breves textos que as acompanham informações verídicas do período histórico vigente. Esse aspecto pode ser chamado atenção em relação a ordem da leitura, não necessariamente precisa começar de cima para baixo, podemos ler primeiro a narrativa do menino e depois o que acompanha as imagens. 

Há muitos detalhes interessantes que podemos observar em cada quadro e ainda há aquelas ilustrações que ocupam a página dupla: a que tem várias bombas, com imagens de homens maus, com seus nomes escritos, vale mencionar quem são eles, quais os estudantes conhecem e até buscar informações complementares. A próxima página dupla é colorida, cheia de referência ao cinema, a música, a literatura, o colorido representa um pouco mais da liberdade tão desejada, dos sonhos se concretizando. Há ainda uma em que o menino de bicicleta, com seus desenhos saindo de sua bolsa e espalhando pelo ar, a partir de dois holofotes: do carro da polícia ou de um farol, marcando a dualidade existente entre a liberdade e o controle. 

Outro destaque é o diário revelando diferentes meses e anos em que os acontecimentos pessoais foram ocorrendo junto com informações sobre o contexto. Nestas páginas, há uma moldura em toda a borda, com quadrinhos contendo distintas ilustrações, desde desenhos infantis, até foto e colagens. 

Para uma leitura mais completa e significativa, é preciso garantir mais de um momento para a apreciação, com momentos intercalados de leitura autônoma e compartilhada com o grupo, assegurando que possam observar tantos detalhes, para novas descobertas e outras compreensões. Um livro como esse apresenta muitas camadas de leitura, possibilidades diversas de análise, desde a história do protagonista, até o contexto histórico complexo como a Guerra Fria.

Um desdobramento possível

Saber mais sobre o período da Guerra Fria, os países envolvidos, as ideias que se contrapõem, a política vigente, tudo isso é conteúdo para saber mais. Esse processo de pesquisa pode ser feito na internet e materiais informativos ou por meio de uma entrevista com um professor de História ou especialista na área. Nesses casos, os estudantes deverão levantar perguntas que revelam o que querem saber para depois sistematizarem o que aprenderam em alguns registros. 

Indicadores de avaliação

Ao longo das situações de leitura, alguns indicadores poderão nortear a observação e análises dos avanços de cada estudante em relação a certos comportamentos do leitor:

– Antecipam e formulam hipóteses sobre a leitura a partir de diferentes informações (ilustrações, paratextos, etc)?

– Participam das conversas expressando os efeitos que a leitura lhes produziu, a partir de uma resposta estética e pessoal?

– Comentam e selecionam trechos ou episódios de seu interesse e fundamentam suas preferências?

– Ouvem a opinião dos colegas e opinam sobre o que ouviram?

– Solicitam ao professor a releitura de passagens do texto com algum propósito específico?

– Confrontam com os colegas distintas interpretações sobre o lido?

Essas questões são as mesmas apresentadas anteriormente, o que vale observar se houve ou não mudanças em relação as leituras já feitas, para analisar os progressos do desenvolvimento dos comportamentos leitores de cada estudante e poder assim contribuir para reorientar a prática pedagógica de leitura. 

Se quiser conferir como foi uma roda de leitura que fizemos sobre este livro, clique aqui.