Imitabichos
Um simples quarto frequentado por crianças criativas toma ares de circo e de teatro por onde desfilam os bichos anunciados nos versos do poeta russo Serguéi Tretiakóv. Quando surgem, visualizamos a montagem de uma cena feita com parcos recursos de papel, onde figuram bichos e crianças estilizados geometricamente. A cada virada de página, a ação evolui, para surpresa e encantamento do leitor.
Imitabichos – Resenha
O livro Imitabichos nos traz um simples quarto frequentado por crianças criativas, que toma ares de circo e de teatro por onde desfilam os bichos anunciados nos versos do poeta russo Serguéi Tretiakóv. Quando surgem, visualizamos a montagem de uma cena feita com parcos recursos de papel, onde figuram bichos e crianças estilizados geometricamente. A cada virada de página a ação evolui, para surpresa e encantamento do leitor.
Serguéi Tretiakóv, autor dos versos de Imitabichos, e Aleksandr Ródtchenko, o ilustrador, são dois artistas emblemáticos que viveram sob as tensões da Revolução Russa. A expectativa do título se curmpre na leitura, mas é principalmente um convite para o leitor observar com atenção a montagem de cada cena fotografada (no uso da luz, na disposição dos bonecos, na construção de cada personagem) e capturar a técnica para montar a sua própria história.
Um dado interessante é que Serguéi criou os poemas do livro Imitabichos ao observar seus filhos brincarem de, justamente, imitar bichos. Já Ródtchenko e sua esposa construíram maquetes de papel dos bichos e das crianças, a partir de moldes geométricos.
Trecho do livro Imitabichos
“Meu quarto foi tomado pelas feras.
Quero fugir da bicharada
E acabo dando uma cabeçada.
Em volta, os bichos dão risada:
Que medroso!”
Obra sem numeração de páginas
Livro: Imitabichos
Escrito por: Serguéi Tretiakóv
Ilustrado por: Aleksandr Ródtchenko
Editora: Cosac & Naify