Dicas de Livros | Blog A Taba

Não se engane pelo título: mais do que lendas, este livro é uma verdadeira enciclopédia sobre a floresta, já que a cada virada de página nos deparamos com um universo de informações, símbolos e história. A estrutura do livro, dividida em cinco partes, auxilia o leitor a compreender os muitos elementos que compõem a harmonia (e os perigos) da floresta a partir de um ponto de vista fundamental: o das pessoas que ali vivem. Fruto do projeto Tecendo Saberes, conduzido por Marie Ange Bordas ao longo de três anos com comunidades ribeirinhas na região do Baixo Amazonas (Pará), o livro dá voz e lápis de cor às crianças com as quais ela trabalhou. O resultado é um livro narrado e ilustrado pelos verdadeiros guardiões da floresta, que encantam e ensinam seus leitores sobre a riqueza deste bioma único.

Quem são os autores de Lendas Amazônicas?


lendas amazônicas

Uma artista plural: é assim que podemos definir a franco-brasileira, a cabeça por trás do projeto Tecendo Saberes, que deu origem a este livraço. Autora, artista multimídia e educadora, o mundo é sua floresta e ela já desenvolveu projetos de arte e literatura com jovens de países como Inglaterra, Sri Lanka e Quênia. Mais de 200 crianças ribeirinhas participaram do projeto Tecendo Saberes ao longo dos anos. As lendas, histórias e informações que transmitiram para Marie Ange são a pedra fundamental deste livro e fazem delas, autoras de tudo que você lerá por aqui.

Susana Ventura

Com mais de 40 livros para crianças e jovens publicados, a paulista Susana Ventura coleciona prêmios como o Jabuti e vários de seus livros receberam o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).  

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Um país tão imenso quanto o Brasil não teria como carregar em si mesmo um repertório cultural que não fosse plural e rico. Cada região do país apresenta um modo de vida e um conjunto de tradições que traz consigo uma história, um povo, um bioma. Mas 49% de nosso território é ocupado por esta rainha, a Floresta Amazônica, que entre sua fauna e flora conta a história dos povos originários e atuais de nosso país. Conhecer um pouco sobre ela é então trabalho para todos nós, que de Norte a Sul do país estamos conectados ao seu bioma e temos o dever de valorizar sua riqueza.