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Como escolher bons livros para crianças

Como escolher bons livros para crianças

Confira alguns detalhes e critérios que podem te ajudar a escolher bons livros para crianças.


Quando chegamos a uma livraria ou biblioteca, enfrentamos o grande desafio de encontrar bons livros para crianças em meio a tantas opções disponíveis.

Primeiramente, é preciso atravessar, muitas vezes, as prateleiras repletas de títulos relacionados a personagens licenciados, produtos da moda ou mesmo brinquedos em formato de livros com sons, texturas e outros aparatos que, supostamente, prenderiam a atenção das crianças.

Vencidas essas barreiras, encontramos livros enfileirados, com as lombadas finas, geralmente dispostos de uma maneira que pouco favorece a escolha autônoma dos pequenos leitores. E quando se pede ajuda a algum adulto presente no espaço, somos surpreendidos – muitas vezes – por duas perguntas: “Qual a idade da criança?” e “É menino ou menina?”

Essas questões revelam uma ideia de leitor restrita a duas variáveis que podem conduzir a escolhas atreladas a uma visão generalista e estereotipada da experiência de leitura das crianças.

Escolher um livro para outra pessoa pressupõe um mínimo conhecimento sobre como ela se comporta como leitora: qual a sua familiaridade com a linguagem escrita, que temas poderiam lhe interessar, que gêneros aprecia etc. 

Ou seja, o que pode ajudar a definir o perfil de um leitor é sua competência leitora, suas experiências de leitura, sua história de vida e não, o seu sexo ou a sua idade.

Como escolher bons livros para crianças? 

Escolher bons livros para crianças é algo que aprendemos praticando. Não existem receitas prontas, mas alguns parâmetros norteadores que podem nos ajudar a decidir quais livros farão parte do nosso repertório: 

  • Para quem vou ler? 
  • O que desejo ler? 
  • Qual a minha intenção com esta leitura?

Se pensarmos em algumas respostas para estas perguntas, veremos que é impossível selecionarmos uma leitura que não esteja relacionada ao nosso gosto pessoal. Por isso, o que é bom para um, nem sempre, é bom para o outro.

E, geralmente, não existe algo que seja ideal para todos ao mesmo tempo. No entanto, há muitas obras que não apresentam qualidade estética e que possuem uma linguagem empobrecida e, fugir desse tipo de livro pode nos ajudar a encontrar leituras para adultos e crianças muito mais desafiadoras e interessantes. Afinal, todos merecemos o que há de melhor, não é mesmo?

Bons livros para crianças também são bons livros para adultos

Um bom livro para crianças se comunica com a nossa infância, com a nossa capacidade de espanto, encantamento e curiosidade sobre o mundo. 

Essas obras nunca se esgotam em uma única leitura. Pelo contrário, em um bom livro, cada encontro é sempre uma novidade.

Somente por meio da leitura você perceberá se o livro tem algo a lhe dizer, se ele lhe toca, emociona. Bons livros para crianças também são bons para adultos. O contrário nem sempre é verdade.

Só lendo é possível perceber se o enredo é simplista, se traz soluções fáceis que acabam por reduzir a experiência leitora. Afinal, se acreditamos que a literatura precisa tocar o humano, como não desconfiar de histórias que trazem soluções fáceis?

Sendo assim, leia antes e opte pelo que o fisgou, sem deixar de pensar no porquê. Quando uma obra cativa um leitor, geralmente, é porque ela tem algo a lhe dizer e, nesse caso, vale que ocupe um lugar no seu acervo.

Para escolher livros para crianças é preciso saber quem será o leitor

Para fazer qualquer escolha, ter clareza do que se deseja é muito importante. Como bem diz o gato à Alice, “para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”, não é mesmo?

Por isso, ao se deparar com vários livros, tenha sempre em mente perguntas como:

  • Para que faço esta escolha? 
  • Para quem escolho? 

E afinal, por que pensar nisso ao escolher bons livros para crianças?

Devemos pensar nisso porque: 

  • encontrar livros para bebês não é a mesma coisa que se dedicar a pensar em títulos para crianças que já têm bastante fluência leitora; 
  • livros para rir e se divertir podem ser diferentes de obras que nos levam a pensar sobre a vida; 
  • para montar o acervo da sua escola, os critérios podem ser uns, para os livros que deseja ter em casa, outros parâmetros podem estar em vista.

Na hora de escolher livros, saber quem é o leitor e qual a sua intenção diante desta leitura faz toda a diferença.

Desconfie de livros para crianças que ensinem algo

Lembre-se de que os textos literários – sozinhos – não ensinam nada. No máximo, ampliam o conhecimento sobre a linguagem e o repertório de histórias. 

Ninguém se torna um ser humano melhor porque leu ou deixou de ler determinados livros durante a vida. Se assim fosse, bastaria obrigar criminosos e pessoas com desvios morais, por exemplo, a fazer a leitura do famoso “Livro das virtudes” e todos trariam à tona seus melhores comportamentos, colocando o foco em sua evolução pessoal e no bem da humanidade.

Alguns livros são cheios de atrativos, cores vibrantes, sons e texturas, mas, muitas vezes, embora tenham inúmeros recursos que, supostamente, podem atrair o leitor, no geral, essas obras apresentam pouca qualidade estética e literária.

Boas experiências e práticas de leitura, sim, mudam comportamentos. É pelo exemplo, pela troca, pelo diálogo interessado, pela escuta do outro e de si mesmo que podemos aprender a ser melhores, que podemos desenvolver a empatia, o respeito à coletividade e um maior conhecimento sobre nós mesmos e sobre o diferente. E os bons livros são ótimos instrumentos para isso. Nunca sozinhos. Porque a leitura de um livro nunca é uma conversa solitária. Ela é, no mínimo, um diálogo com o autor.

É preciso saber a idade da criança para escolher o livro? 

Atenção: idade não pode ser condição para definir uma escolha. Deixar que a faixa etária seja o critério de seleção de livros para crianças é um risco que limita a experiência leitora. 

Um bom livro cumpre seu papel para os mais variados leitores, tenham eles oito ou oitenta anos.

Há leitores ainda muito jovens que são capazes de realizar leituras bem complexas. Por outro lado, é possível dizer que também há adultos com pouca competência leitora. 

Nesse contexto, vale muito mais conhecer o leitor e saber suas preferências do que sua idade, caso queira fazer uma escolha certeira. 

Livro para menina e livro para menino. Isso existe? 

Há meninas que adoram narrativas de humor e aventura e há meninos que curtem os textos mais poéticos e delicados. Não há livros adequados para meninos ou meninas. Fuja dos estereótipos e das visões limitadoras sobre gênero. 

Se os leitores não puderem vivenciar outros papéis por meio da literatura, como poderão fazer isso? Nem sempre é possível arriscar ideias na vida real e a literatura possibilita essa experiência independentemente da idade ou do gênero. 

Em um bom livro para crianças, tudo importa!

Texto, fonte, imagens, técnica de ilustração, tipo de papel, formato: em um bom livro para crianças, todos esses aspectos estão a serviço de comunicar algo para o leitor.

Por isso, observe a qualidade das palavras, a diversidade e a complexidade do vocabulário, tanto quanto a qualidade das imagens e a forma como elas dialogam com o texto.

Veja se as imagens oferecem espaço para o leitor fomentar suas dúvidas ou se entregam tudo de bandeja, sem exigir uma reflexão. Verifique se o texto deixa espaço para que o leitor faça perguntas a si mesmo e amplie suas possibilidades de leitura.

Não deixe de fora questões relacionadas à materialidade do livro: formato, tipo de papel, capa, quarta capa, costura. Eles também contam.

Por fim, entregue-se ao prazer da leitura compartilhada, porque os livros para crianças só cumprem seu papel no encontro com os leitores.