Dicas de Livros | Blog A Taba
Meus contos africanos

Meus contos africanos

Meus contos africanos é uma antologia que tem quase todos os países do continente representados pela seleção cuidadosa de Nelson Mandela.


Uma antologia de contos africanos que, embora seja difícil afirmar com precisão a origem das histórias, tem quase todos os países do continente representados pela seleção cuidadosa de Nelson Mandela. 

São narrativas do folclore, que já passaram por transformações diversas, a partir da voz de quem conta e do tempo que passa. 

Cada uma delas foi escrita por um autor e também ilustrador diferente, e a obra apresenta um pequeno glossário com o significado de algumas palavras. 

O livro faz um convite para conhecermos a África garantindo uma das principais características dos países do continente: a sua riqueza cultural. 

As histórias retratam os cenários, os costumes passados de geração em geração, como o de contar histórias ao redor de uma fogueira. Além disso, os animais não poderiam faltar! Eles são protagonistas das mais diversas aventuras. 

Um livro indispensável à biblioteca dos assinantes do Clube de Leitores A Taba.

Resenha preparada pela Equipe A Taba especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração.

Quem são os autores do livro Meus Contos Africanos?

meus contos africanos

Nelson Mandela foi um importante líder africano, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.  Foi eleito democraticamente como presidente da África do Sul, no período de 1994 a 1999, depois de passar 27 anos na cadeia por se posicionar contra o regime de segregação racial. Por ser um ativista, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, é um dos políticos mais conhecidos no mundo na busca de seus ideais. Uma curiosidade interessante é que ele foi batizado pelo pai como Rolihlahla Dalibhunga Mandela e foi sua professora quem deu o nome Nelson, ela fazia isso com todas as crianças da região atribuindo nomes ingleses a elas. Devido a complicações decorrentes de infecções pulmonares faleceu em 2013.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Conhecer outras culturas é uma das possibilidades que a literatura nos oferece. Por meio da antologia Meus contos africanos, apreciamos as belas histórias de um povo alegre e festivo, além de conhecermos um pouco mais as tradições, as crenças e os costumes de vários países que compõem o continente africano. 

Logo no início do livro há um mapa da África com marcações das possíveis origens dos contos. Podemos compreender o quão vasto é o continente e desmistificar a ideia de uma região uniforme. Além disso, os enredos das histórias contam com uma diversidade de tramas, desde aquelas em que o sultão se apaixona pela filha do lenhador até a da amizade uma lebre com um búfalo. 

Um verdadeiro baú cheio de tesouros para serem apreciados pelos leitores do nosso Clube!