“Clarice” é o relato ficcional de uma vivência coletiva. A dor e a angústia de não ter informações sobre o paradeiro de seus familiares foi uma experiência que acompanhou milhares de brasileiros ao longo do regime militar. É através da observação infantil do comportamento dos adultos que a cercam que Clarice, protagonista da história, introduz o leitor a esta experiência. 

Roger Mello nasceu em Brasília, cinco anos após a inauguração da cidade em 1960. Vinte anos depois nasceu Felipe Cavalcante na mesma cidade e juntos, eles nos apresentam a Clarice, uma menina que circula pelas largas avenidas da Capital enquanto vivencia mudanças drásticas em sua vida. 

A Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985) é expressa de maneira sutil a partir das experiências de Clarice: os sussurros dos adultos, livros sendo atirados em rios, pessoas escondidas, carros que mudam o tempo todo, a palavra “subversivo”. A supressão de direitos, censura e controle social que obrigou muitos dos contrários ao regime a fugas e ao exílio em outros países estão presentes no livro e convidam o leitor a refletir sobre a experiência dos que ficaram para trás.

Quem são os autores de “Clarice”?

Selvagem - Roger Mello

Roger Mello nasceu em Brasília, em 1965. É ilustrador, escritor e diretor de teatro. Vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen na categoria Ilustrador, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY) e considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil, é hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e vencedor de dez Prêmios Jabuti. Roger recebeu o Chen Bochui International Children´s Literatura Award como o melhor autor estrangeiro na China.

Felipe-Cavalcante

Felipe Cavalcante nasceu em Brasília, em 1985. É ilustrador de designer. Mestre em poéticas contemporâneas pela Universidade de Brasília, já teve seu trabalho exposto em diversas mostras nacionais e internacionais, como o London Design Festival e o TrimarchiDG, na Argentina. Professor do Departamento de Design da UnB, ministrou disciplinas em tipografia, ilustração e materiais e processos de impressão.

Clarice foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (11-12 anos) em outubro.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tartaruga Nara

acompanhe a gente!