Dicas de Livros | Blog A Taba

Você já deve ter ouvido ou dito alguma variação da frase “Viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda”. Por que será que essa frase é tão popular? O que está por trás dela? Provavelmente, o sentimento universal de pertencimento que o país, a cidade, a casa onde moramos evoca dentro de nós, se traduzindo através do aconchego e da segurança que sentimos ao entrar em nosso território. “Nosso Lar” apresenta aos leitores a compreensão do lar como um lugar em que entramos, saímos e circulamos diariamente e que é compartilhado entre as pessoas. Há pouco mais de dois anos fomos tomados por uma pandemia que nos confinou em nossos lares à exaustão. Voltar a circular por nossos lares compartilhados com os outros tem sido uma redescoberta sobre quem somos nestes lugares e de que forma eles residem dentro de nós.

Quem é a autora de Nosso lar?

Separada da China por um estreito, Taiwan é o lar de 23 milhões de pessoas. Enquanto o governo chinês entende a ilha como parte do país, ela se entende como território independente desde 1949 e o assunto tem reaparecido na mídia nos últimos meses com as tensões entre os dois crescendo novamente. 

Foi nessa ilha que defende sua identidade e soberania que nasceu Lin Lian-En, autora de “Nosso Lar”. Designer e ilustradora, os temas de seus livros se originam em sua própria experiência de vida, como a questão identitária que percorre a vida dos cidadãos de Taiwan. Vencedora do Bologna Ragazzi Award, Lin Lian-En é uma das vozes mais expressivas da literatura infantil chinesa/taiwanesa atual.

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Todos os seres humanos têm direito a um lar, a uma comunidade em que sejam acolhidos e se sintam seguros. Em nossos lares falamos nossos idiomas, comemos nossas comidas e damos continuidade ao universo de hábitos e traços sociais que chamamos de “cultura”. São nestes espaços, físicos e simbólicos, que desenvolvemos nossas identidades, seja por semelhança ou ruptura. 

Perceber-se parte de um todo e reconhecer seus lares é parte fundamental do desenvolvimento social de uma criança, que ao longo dos anos vai amadurecendo sua compreensão de si e descobrindo os muitos lares que irá habitar ao longo da vida.