Dicas de Livros | Blog A Taba
O caçador de histórias

O caçador de histórias

As histórias contadas pelos homens mais velhos da tribo do escritor Yaguarê Yamã foram registradas por ele neste O caçador de histórias = Sehay ka’at haría, com o objetivo de preservar o patrimônio literário disseminado oralmente pelos povos do Norte. Antes de entrarmos pelas narrativas excitantes e arrepiantes, ficamos sabendo que as noites das contações dessas histórias eram muito aguardadas e concorridas, anunciadas pelos sons dos bichos da floresta quando se recolhiam para o sono.


Resenha
As histórias contadas pelos homens mais velhos da tribo do escritor Yaguarê Yamã foram registradas por ele neste O caçador de histórias, com o objetivo de preservar o patrimônio literário disseminado oralmente pelos povos do Norte. Antes de entrarmos pelas narrativas excitantes e arrepiantes, ficamos sabendo que as noites das contações dessas histórias eram muito aguardadas e concorridas, anunciadas pelos sons dos bichos da floresta quando se recolhiam para o sono. O herói que desponta nos quatro primeiros contos é Watiamã-weipy’t, que mistura ousadia, coragem e malandragem para provocar, enfrentar e se safar dos ataques das assombrações que ele vai encontrando nas suas andanças noturnas. Mais adiante encontramos histórias ainda mais assustadoras, protagonizadas por diferentes personagens, como em “A cabeça visaje”, que narra os tormentos de uma tribo para se livrar de uma mulher amaldiçoada, uma vez que todas as noites a cabeça da criatura se desprendia do resto do corpo e se movimentava para satisfazer uma fome insaciável.
Trecho do livro
“A cabeça tinha se desprendido do corpo e foi para o terreiro. Comeu os ossos velhos e os restos do jantar que estavam jogados ao redor da casa, perto das bananeiras. Quando ia amanhecendo, voltou para o corpo.”
Trecho do conto “A cabeça visaje”,
P. 45