Dicas de Livros | Blog A Taba

O Fantástico Senhor Raposo conta a história de uma família de raposas que vive em um vale lindo, local onde se encontram três fazendas.

Os donos dessas propriedades são Boque, Bunco e Bino, homens diferentes nas características físicas, mas com uma semelhança: a avareza.

A narrativa aborda como as raposas e outros animais que vivem no vale vão sobreviver aos diversos ataques dos fazendeiros, que querem a todo custo expulsá-los dali e defender os alimentos que cultivam e os animais que criam.

Quem vai ganhar a disputa pelo lugar em que vivem? De que lado você, leitor, ficará: do Sr Raposo ou dos fazendeiros?

Em uma história marcada por muita ironia e sensibilidade, Roald Dahl, um dos maiores escritores britânicos do século XX, presenteia o leitor com passagens que vão fazer todo mundo rir e se divertir.

Habilidades da BNCC 

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Objetivos desta proposta

Espera-se que os alunos possam:

  • Apreciar uma história escrita em capítulos e acompanhar os principais acontecimentos do enredo;
  • Comentar suas impressões pessoais e ouvir os colegas para comparar interpretações;
  • Conhecer mais o autor e estabelecer relações com outras obras, caso seja do repertório dos alunos;
  • Analisar as características das personagens e da forma como são apresentadas pelo narrador. 
O fantástico senhor raposo

A proposta – Leitura compartilhada e conversa apreciativa sobre o livro “O fantástico Senhor Raposo”

Lendo com seus alunos

Por se tratar de um livro em capítulos é fundamental pensar na organização do tempo para as leituras acontecerem. Em geral, os capítulos são curtos e você pode optar por ler mais de um em cada aula. Avalie o fôlego de seu grupo e aumente progressivamente o tempo de ler, conforme avançam na narrativa. Ao iniciar um novo capítulo sempre é bom retomar os principais acontecimentos anteriores para estabelecer uma ponte para a nova leitura. É possível também antecipar o que vai acontecer, pelo título do capítulo ou pelo próprio fio condutor da narrativa.   Ao terminar cada momento de leitura, uma conversa a partir das impressões das crianças pode ser feita estimulando a pensarem sobre as saídas encontradas por Sr Raposo para evitar ser pego pelos fazendeiros. 

Ao iniciar a leitura do livro “O fantástico Senhor Raposo”, apresente o autor e mencione outras histórias escritas por ele que porventura os alunos conheçam. Considerar os filmes inspirados nos livros do escritor pode ser uma boa alternativa para conhecer o repertório das crianças e estabelecer algumas relações com o estilo de história produzida por ele.

Explore a primeira página do livro porque há uma apresentação dos personagens. É possível comentar sobre as características físicas dos fazendeiros e essa discussão ser incrementada com a leitura dos capítulos 1 e 2. No primeiro, há toda uma descrição dos fazendeiros e de suas fazendas. No segundo, há uma descrição do lugar em que o Seu Raposo e sua família moram. Destaque para a forma como isso foi escrito:

“Numa colina, acima do vale, havia uma floresta. Na floresta, havia uma árvore imensa. Embaixo da árvore havia uma toca. Nessa toca viviam Seu Raposo, Dona Raposa e suas quatro Raposinhas.”(p. 7)

Com uma descrição encadeada, de uma parte sendo levada a outra até chegar a apresentação da família do Seu Raposo. Um jeito irreverente de descrever. 

Conversem sobre os planos arquitetados pelos fazendeiros para pegar a raposa, das nas inúmeras tentativas fracassadas de acabar com o roubo dos animais que criam nas fazendas. O capítulo 8 pode ser um ponto estratégico para uma conversa com os alunos:

  • Os fazendeiros estão acampando na colina para pegar a raposa e o próximo capítulo que vamos ler se chama: “As raposas começam a morrer de fome”. O que vocês acham que vai acontecer? Dessa vez, Boque, Bunco e Bino vão conseguir tirar a raposa dali?
  • Será que o Seu Raposo vai conseguir pensar em um plano de fuga? Se sim, como seria?
  • Quem vocês acham que vai vencer essa batalha: os fazendeiros ou as raposas? Para quem você torce? Por quê?

Uma parte emocionante nesta aventura das raposas, do Seu Texugo contra os fazendeiros é quando eles conseguem invadir o galinheiro, o superdepósito e a adega das fazendas. No final do capítulo 15, quando estão dentro da adega, eles passam por um apuro. “Os animais gelaram de medo” (p. 68) porque ouviram a porta abrir. Essa expressão pode ser bem interessante de discutir: o que significa gelar de medo? Tem relação com se sentir gelado? O sentido figurado pode ser compreendido por meio de uma conversa e de retomada do que está acontecendo na fazenda. 

Uma discussão interessante a se fazer é pensar nas características do Seu Raposo. Conseguimos conhecê-lo melhor ao longo da narrativa, como ele é? Retome trechos que ajudam a confirmar o que os alunos pensam. Muitos o comparam com Robin Hood pelo fato dele roubar dos ricos para se alimentar e ajudar outros animais, o que você pensa sobre isso? 

Uma relação com outras histórias que apresentam como personagem a raposa pode ser retomada: como as raposas são nas fábulas conhecidas? E em outros contos? A contradição entre o Seu Raposo roubar alimentos das fazendas para comer e, ao mesmo tempo, não ser o vilão da história e sim os fazendeiros que querem evitar os roubos merece ser destaque em um algum momento de conversa. O lado generoso do Seu Raposo, aquele que cuida da família e a protege garante essa compreensão. Em contrapartida, os fazendeiros são egoístas, avarentos e só querem ficar mais ricos. 

A história termina, mas não encerra o problema enfrentado pelos fazendeiros. Eles continuam esperando a raposa sair da toca e nem imaginam que seus estoques foram invadidos por ela. A última frase merece destaque: “E, pelo que sei, estão esperando até hoje.” (p. 84) Quem está falando isso? Chamar atenção para a expressão “pelo que sei”. revelando uma participação ativa do narrador na história, o que ele sabe. Se os fazendeiros estão esperando até hoje, o que será que o Seu Raposo vai fazer? Será que isso tem um fim? Como seria? O título é “O Fantástico Senhor Raposo”, vocês acham que ele é mesmo fantástico? Por quê? 

Termine a leitura perguntado se eles indicariam o livro para outras crianças conhecerem. Se sim, incentive-os a comentarem o que destacariam da obra por merecer ser recomendado. 

Um desdobramento possível

A proposta é assistir ao filme O fantástico Senhor Raposo para poder discutir como um longa-metragem é inspirado em uma história escrita em um livro. Sabemos que há passagens comuns e outras que se deslocam do livro, poder comparar o que permanece e o que modifica parece ser um exercício interessante para aprofundar a compreensão leitora. Além disso, há diferenças entre a linguagem escrita e a cinematográfica, os recursos de imagens, sons, cenário podem trazer outras reflexões acerca de certos episódios narrativos. Crie um clima aconchegante, prepare a pipoca, assista ao filme e garanta um momento de conversa sobre as impressões e as diferenças e semelhanças entre as histórias. Vai ser uma experiência incrível!

Indicadores de avaliação

Ao longo das situações de leitura, alguns indicadores poderão nortear a observação e análises dos avanços de cada estudante em relação a certos comportamentos do leitor:

– Antecipam e formulam hipóteses sobre a leitura a partir de diferentes informações (ilustrações, paratextos, etc)?

– Participam das conversas expressando os efeitos que a leitura lhes produziu, a partir de uma resposta estética e pessoal?

– Comentam e selecionam trechos ou episódios de seu interesse e fundamentam suas preferências?

– Ouvem a opinião dos colegas e opinam sobre o que ouviram?

– Solicitam ao professor a releitura de passagens do texto com algum propósito específico?

Essas questões são as mesmas apresentadas anteriormente, o que vale observar se houve ou não mudanças em relação as leituras já feitas, para analisar os progressos do desenvolvimento dos comportamentos leitores de cada estudante e poder assim contribuir para reorientar a prática pedagógica de leitura.