Dicas de Livros | Blog A Taba

Uma homenagem aos poetas, o livro que você tem em mãos conta a história do encontro entre um bando de gatos de rua e a poesia. Enquanto os felinos estão vivendo suas vidas de gato e preocupado apenas com questões cotidianas, como peixes, ratos e leite, o poeta está em busca de um lugar onde possa deixar suas palavras para que o vento não as leve embora. Mas será que os gatos sabem apreciar poesia? Dentre seus interesses tão concretos, há espaço para as palavras? Um livro sobre o arrebatamento que a poesia provoca nos leitores, arrebatamento este que vai além da compreensão intelectual, “O Segredo dos Gatos” nos lembra do poder da poesia e da literatura de emocionar, preenchendo nos leitores vazios que, segundos antes, nem sabiam que existiam.

Quem é o autor de “O segredo dos gatos”?

O chileno Marcelo Simonetti nasceu em Valparaíso, cidade costeira conhecida por suas casas coloridas e por ter sido habitada pelo poeta Pablo Neruda (a casa, chamada “La Sebastiana”,  hoje abriga um museu em homenagem ao escritor). Jornalista e escritor, escrever para crianças é para ele revisitar sua infância, repleta de imaginação e sorrisos. A linguagem poética é uma de suas marcas registradas e pode ser identificada em livros como “La Rebelión de las Letras” (2016).  Ganhador do Premio Municipal de Santiago, em 2003, do Premio Casa de América a la Narrativa Innovadora, em 2005, e do Premio MOL 2014, a literatura de Mauricio é como a brisa que vem do Oceano Pacífico de sua infância, refrescante e acolhedora.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

“O Segredo dos Gatos” leva um bando de gatos de rua a apreciar as palavras em versos de um solitário poeta. De início pouco afeitos à abstração e preferindo lidar com as questões práticas do dia-a-dia, os versos do poeta vão promovendo o encontro dos gatos com a sensibilidade, com o arrebatamento que a poesia provoca, propondo uma postura diferente perante a vida, compreendendo o existir como algo maior. Promover – para si e para os outros – oportunidades de contato com a poesia é uma forma de desenvolver uma postura estética e atenta à sensibilidade que integra a existência humana.