Dicas de Livros | Blog A Taba
Oito conselhos para realizar uma boa situação de leitura compartilhada

Oito conselhos para realizar uma boa situação de leitura compartilhada

Teresa Colomer, uma das maiores estudiosas das relações entre leitura, literatura infantil e juvenil e formação literária da atualidade, apresenta alguns conselhos fundamentais para mediar situações de leitura compartilhada.


Por Teresa Colomer*
1.Antes de tudo, é preciso criar um clima de liberdade e segurança, que favoreça uma resposta afetiva dos leitores.

Emmanuelle Colin
Emmanuelle Colin

2. O mediador deve propor questões a partir das repostas dadas por eles.
Mariusz Stawarski
Mariusz Stawarski

3. Durante a conversa, é necessário ajudá-los a buscar indícios no texto/imagem para compreender melhor a obra.
Dave Cutler
Dave Cutler

4. E construir intervenções que possam ajudá-los a encontrar argumentos para validar suas respostas.
Jimmy Liao
Jimmy Liao

5. É preciso criar condições para que os leitores sejam capazes de estabelecer relações com outras obras que conversam com o texto estudado.
Rommel Joson
Rommel Joson

6.Quando necessário, oferecer-lhes recursos para que sejam capazes de falar sobre o texto, utilizando os termos adequados para referir-se a aspectos relacionados à análise literária (metalinguagem).
Alejandro Teran
Alejandro Teran

7. Reformular, sintetizar, recapitular o que estão dizendo. É preciso organizar as falas dos leitores.
Mariana Ruiz Johnson
Mariana Ruiz Johnson

8 E finalmente, dar tempo para reler e compartilhar. Tempo para reordenar as ideias. O tempo é fundamental para que possam debruçar-se sobre o texto e voltar a ele quantas vezes forem necessárias a fim de construir o seu sentido.
Andrea Musso
Andrea Musso

 
*Teresa Colomer, nascida em Barcelona (Espanha), formada em Filologia Hispânica e Filologia Catalã e doutora em Ciências da Educação, é professora de Didática da Língua e da Literatura e diretora de programas de pós-graduação na Universidade Autônoma de Barcelona. Coordena o grupo de pesquisa GRETEL, sobre as relações entre leitura, literatura infantil e juvenil e formação literária no ensino obrigatório. No Brasil, publicou A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil e Andar entre livros – A leitura literária na escola (Global Editora).
Entre os dias 13 e 15 de maio de 2014 foi uma das palestrantes convidadas do Seminário Conversas ao Pé da Página. Os conselhos apresentados nesse post foram dados durante as Conversas Paralelas – evento que faz parte do Seminário.
Nao usar_Clube de Leitores A Taba_boas experiencias de leitura aproximam adultos e criancas