Dicas de Livros | Blog A Taba
Originárias

Originárias

“Originárias”, antologia organizada por Truduá Dorrico e Mauricio Negro, traz doze contos e recontos de autoria de escritoras indígenas.


Doze contos e recontos de autoria de escritoras indígenas. Esta é a proposta por trás de “Originárias”, a antologia organizada por Truduá Dorrico e Mauricio Negro que você tem em mãos. Os textos apresentam ao leitor a criatividade das mulheres originárias brasileiras, criatividade esta assentada em suas identidades coletivas como indígenas e também nas particularidades de seus vários povos de origem. Ler as vozes indígenas é uma forma de se levantar contra a massificação cultural e a homogeneidade subjetiva à qual estamos submetidos diariamente. Ainda, a literatura serve como registro de sua cultura, que agora encontra na escrita uma maneira de se prolongar e encontrar novos interlocutores, como você.

Por que escolhemos o livro “Originárias” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Queiramos ou não, nossa subjetividade é colonizada pelo modo de vida europeu que foi imposto ao território brasileiro há séculos. Porém, reconhecer este dado histórico não tem nada de opressor; ao contrário, pode ser uma grande oportunidade de mergulhar no universo da subjetividade ancestral de nosso país e se enriquecer de cultura e informações.

Originárias foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (11-12 anos) em outubro. 

livros para jovens