Dicas de Livros | Blog A Taba
O Patinho Feio – 0 a 2 anos

O Patinho Feio – 0 a 2 anos

O patinho Feio é um clássico da literatura infantil, originalmente escrito por Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1843. Embora seja uma adaptação para os bebês e crianças bem pequenas, o livro mantém a qualidade literária


BNCC – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

(EI01EF08) – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

(EI01EF06) – Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI02EF08) – Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

Objetivos desta proposta:

Espera-se que as crianças possam:

– Apreciar o conto e observar alguns recursos da ilustração, sobretudo as cores, que contribuem para a construção de sentidos;

– Expressar suas impressões por meio de gestos, balbucios e palavras;

– Apontar e nomear os patinhos e outros animais que aparecem, demonstrando interesse por eles.

Proposta: Leitura em voz alta feita pelo professor

O patinho Feio é um clássico da literatura infantil, originalmente escrito por Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1843. Embora seja uma adaptação para os bebês e crianças bem pequenas, o livro mantém a qualidade literária ao apresentar uma história com uma sequência narrativa que atribui características aos personagens, considera os principais acontecimentos da versão clássica e ainda enriquece com ilustrações expressivas. O formato, o tamanho e a espessura das páginas contribuem para a apreciação e exploração do bebê. A obra faz parte de uma coleção Era uma vez um conto, do mesmo autor e ilustrador Attilio.

Lendo com as crianças

A leitura para os bebês ou crianças bem pequenas requer um tipo de agrupamento diferenciado, a proximidade com o leitor, a possibilidade de um aconchego, um colo, nesse momento é crucial porque o bebê também lê o ambiente e o adulto leitor. Um jeito de encaminhar a leitura é, portanto, formar pequenos grupos, duas ou três crianças para ler em voz alta para eles, enquanto as demais, com supervisão de outro adulto, podem apreciar outras obras, com outros livros organizados por cantos.

Outro encaminhamento possível é disponibilizar somente o livro O patinho feio, em vários cantos, para que todos possam explorar a obra. Neste caso, observe o que mais chama atenção das crianças, se aproxime de algumas delas e leia a história ou partes específicas caso as crianças apontem algo, se elas se expressarem com gestos, balbucios ou palavras, acolha e promova uma conversa instigando-a a observar quem são os personagens, o lugar em que eles estão, o patinho diferente dos demais, as cores dos animais e do cenário. O momento em que o patinho feio nasce, a mãe e os demais pintinhos estão olhando muito fixo o recém-nascido e a imagem evoca as diferenças entre eles. O ovo era maior, nasce um pato com outra cor, bem diferente das características dos demais. O mesmo pode ser observado nas páginas 8 e 9, a fila dos filhotes seguindo a mãe, o patinho feio destoa, é muito diferente, e a partir daí começa a ser excluído, zombado. Os olhos e o formato do bico dele podem ser observados para analisar como se sentiu diante de cada passagem do enredo.

As cores são bastante expressivas, principalmente quando o patinho feio decide ir embora. Além disso, ela representa a passagem do tempo, é inverno, por isso que ele dorme numa toca embaixo da neve e só acorda na primavera.

Alguns trechos podem despertar o sentimento da tristeza. Assim como o protagonista da história, acolha as crianças se isso acontecer e mostre a ela que ele se encontrou com seus pares, cresceu, e a primavera chegou.

Chame atenção para a imagem refletida do então patinho feio, ajude as crianças a comentarem a semelhança com os outros cisnes, a notar a mudança da cor da pelagem do patinho feio, ele deixou de ser cinza para ser branco. Essa transformação pode ser explorada para que as crianças compreendam que se trata do mesmo personagem.

Um desdobramento possível 

Uma possibilidade interessante é comparar as ilustrações de outras versões de O patinho feio com as crianças. Selecione do acervo da escola, outras obras que contenham marcas distintas na forma de ilustrar a história. Escolha um para uma exploração junto ao grupo, mostre o protagonista e ajude-os a observar as cores empregadas, o formato, o tamanho dele em relação aos irmãos, as semelhanças e diferenças entre um jeito de ilustrar e outro. Faça isso com outras obras e, no final, as crianças podem desenhar a sua versão do personagem.