Dicas de Livros | Blog A Taba

Na semana de 23 a 27/3, A Taba realizou uma série de rodas de leitura online, sobre os livros enviados pelo Clube de Leitores nos meses de janeiro e fevereiro.

Os encontros foram parte de uma série de ações para ajudar quem está em casa nesses tempos de recolhimento, que podem ser bastante difíceis, principalmente para as crianças. Eles foram feitos por meio da plataforma Zoom e mediados por profissionais ligados à rede da Taba.

Nessas rodas de leitura online, foi feita a leitura de cada uma das obras, seguida de uma breve conversa apreciativa sobre os textos e as ilustrações.

Adultos e crianças de diferentes regiões do Brasil participaram dos encontros com ricos comentários, dúvidas e sugestões durante a leitura.

Entre olhos atentos, risos e muita emoção conseguimos conectar uma rede de leitores que se mostrou engajada e potente.

Para saber como foi cada um destes encontros, confira os vídeos abaixo:

***

Confira a programação completa:

Segunda, 23/3, às 10h

Em Tudo Muda, o autor explora toda a surpresa que as mudanças nos trazem e os desafios que enfrentamos ao lidar com elas.

Texto e imagem são cuidadosamente elaborados e sugestivos para nos contar a história de Gregório, que, ao acordar, se vê às voltas com algumas situações estranhas em sua casa. 

Misturando realidade e fantasia, o autor brinca com a imaginação do leitor, criando um livro surpreendente, do começo ao fim. 

*

 

Segunda, 23/3 às 14h

Resenha: No livro “O túnel”, o pequeno leitor é convidado a entrar na brincadeira e experimentar diferentes pontos de vista sobre um mesmo objeto. 

Ora pode conhecê-lo pela perspectiva de quem está dntro dele, ora pode avistá-lo de cima, de lado. 

O que o muda e o que permanece igual em cada uma das perspectivas apresentadas?

A partir de uma situação cotidiana, as autoras exploram as relações entre texto e imagem, criando um conjunto que certamente vai desafiar e surpreender os pequenos leitores e leitoras desde a primeira página.

*

Terça, 24/3, às 10h

Resenha: Duas crianças, dois mundos diferentes e um túnel misterioso.

Nesse livro, o famoso escritor inglês Anthony Browne narra a história de dois irmãos que não conseguem se relacionar e, por isso, embora vivam na mesma casa, estão sempre muito distantes. Mas tudo pode mudar se eles estiverem dispostos a fazer uma travessia.

*

Terça, 24/3, às 14h

Resenha: Era mais um dia comum de trabalho na vida do carteiro, protagonista deste livro, quando um chocalho gigante caiu sobre a sua cabeça. A partir daí, a história de O carteiro encolheu, livro de Janet & Allan Ahlberg transforma-se em uma série de aventuras. O personagem muda de tamanho e entra em um universo de fantasia, com figuras já conhecidas da literatura infantil, desde a Alice e o Chapeleiro Maluco ao Lobo Mau e até a Dorothy de O mágico de Oz.

A cada aventura, uma carta aparece ao leitor, que tem a ajuda de uma lupa, presente no livro, para conferir cada detalhe dessa história.

*

Quarta, 25/3, às 10h

Resenha: Como um dia no parque pode ser contado por diferentes vozes? Será que todos os visitantes sentem e percebem a experiência da mesma maneira? Esse é o mote do livro Vozes no parque, do premiado autor inglês Anthony Browne.

Colocando todo seu talento para criar uma história narrada por múltiplos olhares, o autor construiu uma obra onde texto e imagem compõem um divertido jogo, repleto de enigmas a serem desvendados por cada um dos leitores desse passeio no parque.

*

Quarta, 25/3, às 14h

Resenha: Em “A Avó Amarela”, percorremos um domingo em família que começa cedo,  antes mesmo do sol brilhar ou do avô acordar. Um dia de poesia e delicadeza contado a partir do olhar da neta para a avó, em sua rotina recheada de caminhos, hábitos e sutilezas. 

A narrativa poética promove a identificação com os momentos vividos pelos personagens, ao mesmo tempo em que permite ao leitor buscar em suas próprias memórias as pessoas que  marcaram sua história com suas cores, presenças e afetos compartilhados nos almoços de domingo.

*

Quinta, 26/3, às 10h

Resenha: Em Histórias de Willy, o Anthony Browne se dedica a explorar ainda mais referências a outras obras de arte, desta vez recuperando textos clássicos da literatura ocidental. Em cada página há um pequeno trecho de um desses textos, brincando com a imaginação do leitor que ora se vê intrigado ao relembrar o que já sabe, ora curioso para conhecer novidades. 

Ao final, é possível associar cada narrativa inventada ao texto clássico original, possibilitando que o leitor conheça enfim os livros mencionados em cada página. 

*

Quinta, 26/3, às 14h

Resenha: Em “O mundo disse sim”, leitoras e leitores são convidados a conhecer mais sobre a história do nosso planeta.

Por meio de uma narrativa leve e fluida – enriquecida por ilustrações que também têm muito a dizer – Kaia Dahle Nyus promove uma rica reflexão sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

Ao longo das páginas, observamos as muitas transformações sofridas pelos diferentes elementos que deram origem à vida, ao mesmo tempo em que acompanhamos a evolução das espécies e o constante desafio de preservar o lugar onde vivemos.

Foi uma experiência incrível! Esperamos por vocês nas próximas!

Leia mais: O que fazer em casa com as crianças?