Dicas de Livros | Blog A Taba
O que fazer em casa com as crianças?

O que fazer em casa com as crianças?

A Taba dá dicas do que fazer em casa com as crianças, como jogos, brincadeiras literárias, filmes, leituras e conteúdos exclusivos


O coronavírus se alastrou pelo mundo e, nesse momento, é nosso dever tomar certos cuidados. As aulas da maior parte das escolas foram canceladas e a reclusão dos pequenos, que podem transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas da doença, é fundamental. Mas o que fazer em casa com as crianças? Dá pra se divertir em uma situação de reclusão?

Trouxemos algumas dicas literárias para tornar esse momento menos difícil. Afinal, se você pode ficar em casa, apesar de todo o medo que a situação gera, é a chance de aproveitar para criar situações de união e conexão, tão raros no dia a dia corrido.

Jogos de tabuleiro

Esse tipo de jogo é uma ótima maneira de interação entre crianças e adultos e pode ser feito em um ambiente fechado. Que tal tirar do armário aquele seu jogo queridinho que já estava esquecido e apresentá-lo ao seu filho?

Se quiser deixar esse momento mais literário, A Taba tem um jogo de tabuleiro. “Que história é essa?” estava disponível apenas aos assinantes do Clube de Leitores, mas agora abrimos o arquivo on-line para qualquer um baixar gratuitamente. É só imprimir, pintar e se divertir com o seu pequeno.

Brincadeiras literárias

Também temos dicas de brincadeiras literárias para vocês se divertirem sem parar! Já pensou em brincar de capa a capa, atuar como os personagens, ou até um “ilustrando como…”? Pois é, esse tipo de brincadeira é uma boa opção para fazer em casa com as crianças.

Organizar uma sessão pipoca

Um filme é sempre uma boa pedida, certo? Ainda mais se ele for baseado em um livro, aí a diversão é dupla! Vocês podem ler e depois assistir, conversar sobre a história… Temos uma lista de 30 obras infantojuvenis que acabaram sendo adaptadas para as telonas, com clássicos como A fantástica fábrica de chocolate, A invenção de Hugo Cabret e Coraline. Tem filmes para todos os gostos, para se divertir por um bom tempo.

Fazer uma leitura coletiva de “Matilda”

Sim, faremos uma leitura coletiva de uma obra muito querida pela nossa equipe: “Matilda”, de Roald Dahl, publicado pela editora Martins Fontes. Para participar, basta entrar no nosso Instagram (@atabaleituraemrede) todos os dias, a partir de 19/3, às 19h. Leremos #UmCapítuloPorDia. Ah, você pode encontrar esse livro na Amazon, em versão física ou digital.

Conhecer contos da cultura brasileira

Outra surpresa: também divulgaremos diariamente no Instagram dicas de contos brasileiros para conhecer, mesmo que em casa. É sempre interessante aprender algo sobre a nossa cultura, tão vasta e rica. Que tal aproveitar esses dias com a sua criança para fazerem isso juntos? É só ficar ligado em @atabaleituraemrede

***

Aqui estão reunidas algumas dicas de atividades para fazer em casa com as crianças. Elas serão divulgadas (com muitas outras) nas redes sociais da Taba e na nossa newsletter, diariamente. Acompanhe por aí e faça parte dessa aldeia!

A Taba é uma empresa de curadoria de livros infantis. Nosso clube de assinatura envia livros de qualidade estética e literária mensalmente, a leitores de todo o Brasil. Para conhecer nosso serviço, acesse ataba.com.br